Maré de março pode causar mais destruição em Pirambu

Após pedido de estado de emergência para a cidade de Pirambu, em decorrência do constante avanço do mar, o Ministério da Integração Nacional informou na manhã de ontem que dará agilidade na liberação de recursos para obras de contenção nos locais onde as águas estão chegando com mais intensidade.
 
PLANO EMERGENCIAL - O MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL AUTORIZOU A PREFEITURA DE PIRAMBU A ELABORAR UM PLANO EMERGENCIAL PARA CONTER O AVANÇO DO MAR, QUE ACABOU COM A PESCA NO MUNICÍPIO
Derrubando bares, restaurantes e até a pista que ainda passa pela orla do município, o objetivo desse alarmante estado de emergência visa evitar que novas destruições sejam registradas durante o próximo mês de março, quando as águas estão mais agitadas em todo o litoral brasileiro.

De acordo com o prefeito de Pirambu, Elinho Martins (PSC), a antiga administração municipal passou os últimos oito meses de 2012 registrando o avanço e não foi competente para projetar nenhuma obra que viesse conter a fúria da água. "Infelizmente na prefeitura não temos condições de bancar sozinhos essa contenção. Com o apoio do deputado federal André Moura (PSC), em parceria com a Defesa Civil Municipal encaminhamos um projeto para o ministério e felizmente fomos informados que nosso município será beneficiado com uma obra a ser executada com verbas federais ", disse o prefeito. Atualmente, o mar encontra-se a menos de 15 metros de algumas casas.
 
As casas e bares da orla estão sendo destruídas pelo avanço do mar
Para estudar detalhadamente a ação da natureza, uma equipe de técnicos da Universidade Federal de Sergipe, Ibama, Marinha e Secretaria de Estado do Meio Ambiente foi formada e deve apresentar até a próxima semana um balanço geral dos problemas. Ainda de acordo com o prefeito, apesar de o estudo estar em fase de apuração, a população deve ficar tranquila que ações imediatas estão sendo viabilizadas. "Com a verba assegurada, nossa meta agora é encontrar a solução ideal para que o povo de Pirambu não seja afetado com o avanço do mar", concluiu Martins.

Por constatar a possibilidade de encalhar, aproximadamente 70 embarcações deixaram de ancorar em Pirambu. Até que as obras de contenção sejam iniciadas, os pescadores não possuem perspectiva de quando irão voltar a ancorar nas proximidades da Orla.
 
Fonte: http://www.jornaldodiase.com.br

Comentários

Mais visitados