Engenheiro Marco Lyra, especialista em proteção costeira, é o entrevistado da semana do Tribuna Empresarial

 Por Claudio Bulgarelli - Tribuna Hoje

Engenheiro civil, Marco Lyra - Foto: Edilson Omena

]O quadro Tribuna Empresarial da semana é com o engenheiro civil Marco Lyra, MBA Gestão Ambiental, consultor e escritor e CEO da Ocean Protections, empresa alagoana especialista em recuperação de praias, que conquistou uma reputação internacional com cases de sucesso, ou seja, nos últimos 20 anos vem consolidando projetos de excelência em proteção costeira, num momento da história que o avanço do mar está colocando em risco milhares de praias pelo mundo afora, inclusive em Alagoas, estado, que segundo o engenheiro, já apresenta 23 praias que estão sofrendo com processo de erosão marinha, diminuição da areia e da faixa recreativa e desaparecimento da área de restinga. Resultado, precisam de intervenção urgente de obras de recuperação.

Um dos cases de sucesso da Ocean Protections, que levou o engenheiro a Portugal para participar do XIII Encontro da Rede BRASPOR 2023, grupo de pesquisadores de língua portuguesa dedicados ao estudo dos sistemas costeiros dos dois lados do Atlântico, foi o caso da recuperação da praia de Costa Brava, em Paripueira usando a tecnologia do dissipador de energia Bagwall, que em apenas 4 anos da execução da obra devolveu mais de 100 metros de areia à faixa recreativa da praia.



Mas existem outros sucessos consolidados pelo sistema do dissipador de energia instalado pela Ocean Protections. Exemplos: em frente ao Lopana, na Ponta Verde, com 20 anos; na praia de Japaratinga e na Barra Nova, com 16 anos de recuperação dos espaços. No município de Marechal Deodoro, por exemplo, parte da praia do Francês, boa parte da praia do Saco e parte da Barra Nova, especialmente na Prainha, o processo é quase irreversível. O povoado de Barra Nova e na própria ilha de Santa Rita, área de estuário, existem graves processos erosivos com alterações bastante significativas da linha de costa.
Em Ipioca, a única praia de Maceió que já foi recuperada com o sistema "Sandbag", instalado pela Ocean Protections, virou um caso de sucesso, bem como em frente ao hotel Kenoa, na Barra de São Miguel.

``Nós temos muitas tecnologias para obras de proteção costeira, e atualmente o que se tem buscado é aumentar a eficácia dessas obras, procurar fazer uma contenção que ajude na recuperação da praia natural recreativa. Quando você vai à praia, você quer ver o espaço de lazer e o ambiente costeiro. Ninguém vai à praia para ver o muro. Você vai para o lazer. Hoje nas alternativas de engenharia costeira para proteção de praias, com relação ao avanço do mar, é melhor utilizar tecnologias que contenham o processo erosivo e que também induzam a capacidade de resiliência da praia. É isso que estamos fazendo aqui em Alagoas e tem sido de certa forma pioneira, não só aqui como a nível internacional´´, afirma o engenheiro.

Algumas praias alagoanas estão recuperando a área recreativa (Foto: Ascom Ocean Protections)

E toda essa gama de conhecimento em proteção costeira chamou a atenção do CONFEA, que é o Conselho Federal de Engenharia e acabou servindo de base para uma reportagem e entrevista com o especialista com o tema Engenharia e Estratégias para Alargamento Sustentável de Praias. Exibida em todo o país pela TV do CONFEA, ao ser perguntado sobre a melhor técnica para proteção costeira, independente da solução técnica a ser adotada, ele enumerou cinco itens: custo de implantação; custo de manutenção; disponibilidade do material; impacto ambiental e durabilidade.

“As experiências com obras tradicionais não estão aumentando a capacidade de resiliência da praia. É preciso mudar a concepção dos projetos de engenharia para proteção costeira. Para isso é importante que os prefeitos de cidades com litoral, condomínios à beira mar e até empreendimentos hoteleiros busquem com urgência soluções. E na Ocean Protections podemos apontar essas soluções´´, finaliza o engenheiro.

Para saber mais: Instagram @marcolyra.engenhariacosteira, http://marcolyra.blogspot.com               e www.oceanprotections.com

contato@oceanprotections – 82 3313-9191

FONTE: TRIBUNA HOJE



Comentários

Mais visitados