Balneário Camboriú busca solução contra erosão que devorou 80 metros de areia após alargamento

 Praia Central sofreu uma megaobra em 2021, mas já perde espaço na área Barra Sul

Foto: Balneário Camboriú/ Divulgação/Prefeitura

Autor: Camila Diel



Balneário Camboriú enfrenta o desafio da erosão marítima que comprometeu aproximadamente 80 metros da Praia Central, mesmo após a realização de uma grande obra de alargamento em 2021. A prefeitura prepara-se para solicitar o Licenciamento Ambiental de Instalação (LAI) junto ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para iniciar trabalhos de recuperação e contenção.

O processo para começar a obra de contenção está em fase de estudo pela administração local, que busca a aprovação do LAI do IMA, essencial para dar início aos serviços. A atenção está voltada para a Barra Sul, extremidade da Praia Central, onde a erosão é mais intensa.

A obra, orçada em R$ 3,5 milhões, será realizada por uma empresa já contratada pela cidade, que atualmente monitora as condições da praia. Este acompanhamento é parte do contrato estabelecido após a expansão da faixa de areia em 2021.

Os trabalhos propostos incluem a instalação de tubos geotêxteis ao longo da margem para barrar o avanço do mar. A prefeitura indica que submeterá o pedido de LAI ao IMA dentro de um prazo de 60 dias.

Em junho, a situação da erosão já era uma preocupação da prefeitura, que reportou a perda de 70 metros de areia na Praia Central. Desde esse comunicado, o engenheiro Rubens Spernau, que fiscaliza a manutenção da praia, observou que mais 10 metros de praia foram comprometidos.

O engenheiro Spernau relatou que condições climáticas adversas exacerbaram o problema de erosão nos últimos meses. A obra planejada busca, portanto, uma solução imediata para evitar que a erosão continue a avançar sobre a área.

A intenção com a iniciativa é de prontamente cessar a perda de mais areia e estabilizar a situação na Praia Central, um dos principais pontos turísticos de Balneário Camboriú e essencial para o lazer e a economia local.

Barra Sul:

Após a conclusão das obras de alargamento na Praia Central, residentes da Barra Sul observaram a formação de um desnível próximo à margem do mar já em novembro de 2022. Além disso, restos de uma estrutura de concreto, resquícios de um antigo restaurante flutuante, foram expostos na área.

Cidade:

Balneário Camboriú destaca-se como um centro turístico e econômico relevante em Santa Catarina, hospedando uma série de arranha-céus. A cidade é notória por sua praia recentemente alargada e detém o metro quadrado mais valorizado do Brasil no mercado imobiliário.

Turismo:

Para a atual temporada de verão, Balneário Camboriú tem expectativa de receber 2 milhões de visitantes, o que representa um aumento de 17% em comparação à temporada passada. A prefeitura projeta a presença de 1 milhão de pessoas apenas para o evento de reveillon, que contará com a queima de fogos na Praia Central.

FONTE: VISOR NOTÍCIAS


Comentários

Mais visitados