Após nível do mar avançar e causar prejuízos em Ilhéus, oceanógrafo explica fenômeno e diz que há ligação com construção de porto

 

Lúcio Rezende diz que o fenômeno é sazonal por causa da construção do Porto do Malhado. Já Codeba, informa que não há estudo que comprove ligação entre porto e avanço da maré.



Por TV Bahia

O oceanógrafo, Lúcio Rezende, disse em entrevista a TV Santa Cruz, que o aumento do nível do mar em Ilhéus, no sul da Bahia, é causado por um fenômeno sazonal, quando algo acontece sempre em uma determinada época. Nesta semana na zona norte da cidade, o mar avançou mais uma vez e causou prejuízos para os moradores.

Rezende explica, ainda, que esse a construção do Porto do Malhado, no município, é uma das causas desse avanço do mar.

"As ondas são mais fortes, os ventos são paralelos às costas, as correntes são mais intensas e, junto as marés, vão fazer com que haja mais erosão na linha de costa. O que ocorre é que temos um fenômeno sazonal e também um processo de longo prazo, devido a construção do Porto do Malhado, interrompeu o fluxo sedimentar nessa região. Esses processos estão sendo intensificados agora sazonalmente", explicou o oceanógrafo.


Já Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), responsável pelo porto, informa que não há estudo que comprove a ligação entre o porto de Ilhéus e o avanço da maré.

Lúcio Rezende conta que a situação preocupa e que é necessária uma solução para o caso.

"Há uma solução de curto prazo, que é a estabilização dessa linha de costa. Ela não vai conseguir esperar 5 anos, então tem que ser estabilizada agora", detalha.


Avanço do nível do mar em Ilhéus é um fenômeno sazonal causado pela construção do Porto do Malhado — Foto: Reprodução/TV Bahia

Avanço do nível do mar em Ilhéus é um fenômeno sazonal causado pela construção do Porto do Malhado — Foto: Reprodução/TV Bahia

Por causa do avanço do mar, os moradores da zona norte de Ilhéus bloquearam a pista de acesso ao Litoral Norte, na manhã desta sexta-feira (21), em protesto. O objetivo foi cobrar uma ação da prefeitura com o avanço da maré. O grupo já havia realizado uma manifestação na quinta-feira (20), pelo mesmo motivo.

"As casas estão caindo, famílias ficando sem teto, a água entrando pela frente e pelo fundo. Estamos desesperados precisando de ajuda", disse Mirailton Santos, dono de barraca de praia.

A força do mar já derrubou casas, arrancou coqueiros e chegou a despedaçar pedras usadas nas contenções feita por quem vive no local.

Nível do mar avança e causa prejuízos em praias de Ilhéus, no sul da Bahia — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz 

Nível do mar avança e causa prejuízos em praias de Ilhéus, no sul da Bahia — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

"Acho que ali merece um projeto longo, bem pensado, para que a gente ache uma solução e não venha perder aquele pedaço de terra que a gente tem de tão bonito em Ilhéus", comentou José Nazal, vice-prefeito de Ilhéus.

A Secretaria de Infraestrutura de Ilhéus informou que uma equipe da Defesa Civil do Estado verificou a situação e, ainda nesta sexta, deve ser decretado estado de emergência na cidade. O órgão disse ainda que já tem máquinas em São Miguel e São Domingos, fazendo intervenções.


No dia 11 de julho, o avanço da mar também causou destruição e provocou erosão costeira nos dois bairros. Desde o fim de julho, a maré alta causa estragos na praia de São Domingos. Os moradores chegaram a montar uma barreira para o mar não alcançar casas, barracas e outras estruturas, mas não conseguiram impedir a destruição.


Assista o vídeo no link abaixo:


https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2020/08/21/apos-nivel-do-mar-avancar-e-causar-prejuizos-em-ilheus-oceanografo-explica-fenomeno-e-diz-que-ha-ligacao-com-construcao-de-porto.ghtml


FONTE: G1 Bahia

Comentários