Fundo apoiará ações de adaptação às mudanças climáticas baseadas em ecossistemas

A adaptação baseada em ecossistemas (EbA, na sigla em inglês) refere-se ao conjunto de abordagens que envolvem o gerenciamento de ecossistemas para reduzir a vulnerabilidade das comunidades humanas às mudanças climáticas.

A restauração de manguezais e recifes de coral, por exemplo, protege as áreas costeiras dos impactos do aumento do nível do mar, enquanto o plantio e a restauração de vegetação nas encostas e montanhas impedem a erosão e deslizamentos de terra durante chuvas extremas.

Manguezal no parque nacional Los Haitises, na República Dominicana. Foto: WkiMedia (CC)/Anton Bielousov
Manguezal no parque nacional Los Haitises, na República Dominicana. Foto: WkiMedia (CC)/Anton Bielousov

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) estão lançando o Fundo Global para a Adaptação Baseada em Ecossistemas [2020-2024], que visa fornecer mecanismos de apoio direcionados e rápidos por meio de capital inicial para abordagens inovadoras de adaptação baseada em ecossistemas.

Na recém-concluída Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP25), em Madri, o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha anunciou que forneceria 20 milhões de euros para o novo programa do PNUMA-IUCN, intitulado “Apoio à implementação e ampliação das abordagens da adaptação baseada em ecossistemas”.
A adaptação baseada em ecossistemas (EbA, na sigla em inglês) refere-se ao conjunto de abordagens que envolvem o gerenciamento de ecossistemas para reduzir a vulnerabilidade das comunidades humanas às mudanças climáticas.
A restauração de manguezais e recifes de coral, por exemplo, protege as áreas costeiras dos impactos do aumento do nível do mar, enquanto o plantio e a restauração de vegetação nas encostas e montanhas impedem a erosão e deslizamentos de terra durante chuvas extremas.
A EbA é um pilar essencial do movimento para promover medidas de adaptação às mudanças climáticas baseadas nos ecossistemas ou na natureza, que ganharam interesse científico e político nos últimos anos devido aos seus múltiplos benefícios para as pessoas e o planeta.
Por meio de sua Iniciativa Internacional para o Clima (IKI), o Ministério do Meio Ambiente alemão está aumentando agora seus compromissos financeiros para a adaptação baseada em ecossistemas em cerca de 60 milhões de euros, o que inclui o novo programa do PNUMA-IUCN.
A ministra do Meio Ambiente da Alemanha, Svenja Schulze, comentou: “a natureza geralmente oferece as melhores soluções para ação climática e para a adaptação às mudanças climáticas”.
“Além da ação climática e da conservação da natureza, esses projetos costumam trazer benefícios sociais: ajudam especialmente as pessoas vulneráveis em países em desenvolvimento a se adaptarem às mudanças climáticas. As pessoas nesses países geralmente dependem muito mais diretamente da natureza. O mesmo se aplica à agricultura e à proteção costeira”, afirmou.
O Fundo Global EbA, estabelecido pelo PNUMA e pela IUCN, apoiará o crescente movimento das soluções baseadas na natureza e da adaptação baseada em ecossistemas, juntamente com importantes movimentos como a Década das Nações Unidas sobre Restauração de Ecossistemas.
O fundo terá um foco específico no trabalho com ONGs nacionais e internacionais com experiência relevante em EbA e presença local, e com governos sobre lacunas específicas de conhecimento e entendimento técnico.
“As soluções baseadas na natureza são cada vez mais reconhecidas como parte integrante da ação climática global”, disse a diretora-executiva do PNUMA, Inger Andersen.
“Com este novo programa, estamos usando o poder dos ecossistemas para ajudar as sociedades a se adaptarem às mudanças climáticas. A adaptação baseada em ecossistemas está sendo realizada agora por mais e mais governos e organizações em todo o mundo.”
“Este trabalho demonstra que não somos apenas nós que protegemos a natureza, mas também que a natureza nos protege”, acrescentou. “Somos gratos ao Ministério do Meio Ambiente da Alemanha por seu apoio a essa importante iniciativa”.
As soluções baseadas na natureza, incluindo a adaptação baseada em ecossistemas, formaram um pilar central da Cúpula do Clima da ONU em setembro de 2019, com a Comissão Global de Adaptação (GCA, em inglês) lançando suas oito trilhas de ação para adaptação, juntamente com um relatório histórico que defendia o aumento das medidas baseadas na natureza e nos ecossistemas para a adaptação às mudanças climáticas.
O PNUMA liderará o Action Track para soluções baseadas na natureza, e os resultados do Fundo Global EbA contribuirão para enfrentar as barreiras identificadas pelo processo da GCA.
“Em 2009, a IUCN estruturou o conceito de adaptação baseada em ecossistemas e desde então promove globalmente seu uso para aumentar a resiliência da sociedade às mudanças climáticas”, disse o diretor-geral interino da IUCN, Grethel Aguilar.
“Os serviços ecossistêmicos e a biodiversidade são nossos melhores aliados contra as mudanças climáticas, e se todos soubermos usá-los sabiamente, o planeta e a humanidade prosperarão. A generosa contribuição do governo alemão nos ajudará a ampliar as ações que colocam a natureza no centro do desenvolvimento sustentável.”
O PNUMA e a IUCN apoiarão os países-alvo na implementação de medidas da EbA para cumprir seus planos e compromissos globais.
As medidas financiadas por este programa serão apoiadas por conhecimentos específicos e capacitação, fortalecendo a base de dados, o conhecimento e a vontade política para soluções de adaptação baseadas na natureza.
Para tanto, a IUCN e o PNUMA se basearão em suas extensas redes, ferramentas e conhecimentos existentes, incluindo os Amigos da Adaptação Baseada em Ecossistemas (FEBA, em inglês), apoiados pela IUCN, e a Rede de Adaptação Global, apoiada pelo PNUMA.
As duas organizações servirão como catalisadores, envolvendo os principais interessados ​​para ampliar proativamente os compromissos por meio de parcerias estratégicas, com base nos principais processos políticos de alto nível.
FONTE: NAÇÕES UNIDAS BRASIL

Comentários