DISSIPADOR DE ENERGIA SANDBAG: NOVA TECNOLOGIA PARA PROTEÇÃO COSTEIRA E RECUPERAÇÃO DE PRAIAS EM ALAGOAS, BRASIL.

 SANDBAG ENERGY DISSIPATOR: NEW TECHNOLOGY FOR COASTAL PROTECTION AND BEACH RECOVERY IN ALAGOAS, BRAZIL.


Os benefícios ambientais com uso do Sandbag para proteção costeira em Alagoas, apresentam resultados positivos na recuperação natural da praia com erosão.


Praia do Marceneiro: Após a contenção do Sandbag ocorreu a formação da berma e a presença da salsa de praia de forma natural. O Sandbag enterrado induziu a emersão da praia, aumentando a largura da faixa de praia. Praia em recuperação.                       Foto: Autoral

 

Breve Histórico

Atualmente muito se discute sobre a eficácia das obras de contenção costeira, principalmente   considerando  os efeitos das mudanças climáticas nas cidades costeiras, com a provavel intensificação dos processos de erosão e inundação (Souza,2011), o que aumentará a demanda por essas obras. Com esse cenário, se faz necessário uma nova abordagem exigindo novos conceitos na definição de obras de proteção costeira com o objetivo de promover a recuperação de praias.

As praias e as zonas costeiras são as regiões onde se faz sentir a ação energética do mar sobre os continentes. É como se a costa fosse um atrator caótico. Em regra, é a costa o obstáculo sobre o qual a onda acaba por dissipar a totalidade da sua energia, num processo extremamente complexo, genericamente designado por rebentação. A praia é o grande dissipador de energia das ondas; essa é a concepção básica dos dissipadores de energia numa praia com erosão (Souza,2020).

Em Alagoas, foram construídos de forma pioneira, dissipadores de energia de ondas com uso de geossintéticos desde 2003 para proteção costeira.

Em quatro praias de Alagoas, com o uso de dissipadores de energia, todas elas em condições completamente distintas do ponto de vista geográfico, geológico, morfológico e hidrodinâmico, o resultado foi a contenção do avanço do mar sem transferir o processo erosivo a áreas adjacentes, a recuperação da praia com a recomposição do perfil devido à engorda natural e a facilitação do acesso da população à praia natural recreativa.

Como funciona a estrutura do Sandbag

O dissipador de energia Sandbag funciona como um anteparo que contém o avanço do mar no local da erosão, dissipando a energia do trem de ondas que incide sobre sua estrutura reduzindo sua velocidade, e com isso promovendo a recuperação do perfil da praia no local da intervenção. A estrutura utilizada fica enterrada, garantindo o acesso à praia natural recreativa, o resultado é um baixíssimo impacto ambiental na paisagem e no meio ambiente (Souza,2020).  

Praia de Ipioca: Após a contenção do Sandbag ocorreu a formação da berma e a praia está emergindo. O Sandbag enterrado induziu a emersão da praia, aumentando a largura da faixa de areia. Praia em recuperação.                       Foto: Autoral

Recomendação de uso da estrutura do Sandbag

Os geossintéticos, quando bem projetados e aplicados nas obras de proteção costeira se apresentam como uma solução eficaz, tanto na contenção da erosão costeira como na recuperação de praias em áreas urbanizadas.

O uso de dissipadores de energia do tipo Sandbag têm apresentado resultados interessantes em praias de Alagoas, foram construídos nas praias de Ipioca, Marceneiro, Tatuamunha e Patacho. A tecnologia também foi utilizada em praias no litoral de outros estados, a exemplo do estado do Espírito Santo. É importante expandir a experiência para outras praias, com o objetivo de monitorar e validar a recuperação da praia natural recreativa.

Referencias

Souza, M.A.L. (2011) – Recuperação de praias com uso do dissipador de energia Bagwall no litoral dos estados de Alagoas e Ceará, Brasil. Revista Gestão Costeira Integrada, Volume 11(4), 3 p, NE Brasil, ISSN 1646-8872.

Souza, M.A.L. (2020) – Como controlar o avanço do mar. Editora Cia do Ebook, 27p, ISSN 978-65-86755-55-8.

Souza, M.A.L. (2020) – Geobags são solução de baixo impacto ambiental para obras de contenção, disponível em https://www.aecweb.com.br/revista/materias/geobags-sao-solucao-de-baixo-impacto-ambiental-para-obras-de-contencao/20357.

 

 

FONTE: MARCO LYRA


Comentários

Mais visitados