PROTEÇÃO COSTEIRA: COMO ESTÁ O HIBISCUS BEACH CLUB MACEIÓ APÓS SEIS MESES DO USO DO SANDBAG?


Coastal Protection: How is the Hibiscus Beach Club Maceió doing after six months of use the Sandbag?

Após seis meses da construção do Dissipador de Energia Sandbag no Hibiscus, a erosão costeira foi contida e a praia continua em recuperação.



No último dia 28 de janeiro, após 6 meses da construção do Dissipador de Energia Sandbag na praia de Ipioca, em frente ao Hibiscus Beach Club Maceió, foram feitos os levantamentos dos perfis de praia no local e o trecho antes com erosão encontra-se estabilizado.

A linha de preamar já recuou 15 metros após a construção do Dissipador de Energia Sandbag. 
Foto: Autoral

A praia natural recreativa está de volta, criando espaço espaços para o lazer.            Foto: Autoral

A praia está emergindo e acumulando sedimentos. A engorda natural da praia é visível. Foto: Autoral

No período de 6 meses, o trecho da praia em frente ao Hibiscus Beach Club já acumulou mais de 6.000 m³ de areia, o monitoramento da obra continua. A praia está em recuperação.

O monitoramento dos perfis de praia indica o bom resultado da engorda natural no trecho
Foto: Autoral

EFICÁCIA DA SOLUÇÃO ADOTADA

Desde a instalação do Dissipador de Energia Sandbag. o processo erosivo está contido, a praia emergiu e continua acumulando areia. Com os dados levantados em campo até o momento, pode-se afirmar que a solução de engenharia adotada é eficaz. Após completar 12 meses da construção será feito um diagnóstico da evolução da praia.


Fonte: Marco Lyra








Comentários

... disse…
por que mudou de bagwall para sandbag?
... disse…
por favor, poste localização do citado hotel. Conheço este hotel e as imagens utilizadas parecem nao se relacionar com o hotel citado.
Respondendo a pergunta
não existe solução única para obra de proteção costeira. Cada caso é um caso. Para praias sujeitas a uma energia de onda moderada, o Sandbag atende bem. Em outras situações o Bagwall atende bem. Ambas as soluções de engenharia apresentaram resultados positivos.
Baltazar Mapossa disse…
E' interessante o trabalho que foi desenvolvido, cidades mocambicanas como Beira e Quelimane, entre outras podiam adoptar esse tipo de solucoes para situacoes de recuperacao de regioes com erosoes.
Baltazar Mapossa disse…
E' interessante o trabalho que foi desenvolvido, cidades mocambicanas como Beira e Quelimane, entre outras podiam adoptar esse tipo de solucoes para situacoes de recuperacao de regioes com erosoes.
Caro Baltazar Mapossa, creio que é possível em Moçambique. O uso de estruturas dissipativas para contenção da erosão costeira no Nordeste do Brasil, tem apresentado resultados interessantes. Principalmente com relação ao custo-benefício do investimento.

Mais visitados