Erosão avança e ameaça o verão em 12 praias do Estado

Mar forte tem derrubado árvores, arrastado pedras e até destruído quiosques, calçadão e asfalto em orlas pelo Estado

Por Rafael Gomes, Roberta Bourguignon e Wilton Junior, do Jornal A Tribuna


As amigas Beth e Isabel caminham por trecho da praia de Meaípe, em Guarapari, onde prefeitura colocou pedras para conter o avanço do mar (Foto: Roberta Bourguignon / AT)
As amigas Beth e Isabel caminham por trecho da praia de Meaípe, em Guarapari, onde prefeitura colocou pedras para conter o avanço do mar (Foto: Roberta Bourguignon / AT)

O avanço do mar tem causado estrago no litoral capixaba e já ameaça o verão em pelo menos 12 praias. De Piúma, no Sul, até Conceição da Barra, no extremo Norte, a erosão vem derrubando árvores, arrastando pedras e destruindo até calçadões e quiosques, trazendo prejuízo e preocupação para comerciantes e turistas.
Balneário mais badalado no Espírito Santo, Guarapari vem sofrendo com o problema em Meaípe. A erosão por lá avança a cada mês e nem mesmo as ações para conter o mar estão dando conta. Pior ainda: estão piorando a situação. As pedras colocadas para impedir o impacto das ondas foram arrastadas pela força da maré e agora atrapalham a passagem dos banhistas na areia.
“Fico triste com essa situação, pois as pedras não fazem parte da praia e precisam ser retiradas o mais rápido possível”, afirmou a artista plástica Isabel Vidas, 65 anos, que ontem tentou passear no local com a amiga Beth Fernandes, 70. “É um sentimento de tristeza, a praia está destruída”, desabafou Beth.
Na Praia Rasa, em Ponta da Fruta, Vila Velha, a faixa de areia está cada vez menor. O mar já derrubou muros e obrigou comerciantes a fecharem as portas por conta da destruição. Partes de quiosques também foram destruídos com o avanço do mar na Curva da Jurema, uma das praias mais frequentadas de Vitória.
Na capital, até mesmo a praia de Camburi, que não sofria com os problemas, está ameaçada. No início do balneário, próximo ao píer de Iemanjá, o mar deixou castanheiras com as raízes expostas, afastando os frequentadores da região por conta do risco.
O município da Serra também vem sofrendo com a erosão, já registrada em pontos de Nova Almeida, Capuba, Jacaraípe e Manguinhos, sendo as duas últimas presentes na lista das mais frequentadas da Grande Vitória.
Há duas semanas, moradores de Povoação, em Linhares, começaram a presenciar e se preocupar com o avanço do mar. O pescador Simeão Barbosa contou que a água já invadiu a rua de acesso à praia e uma casa construída há mais de 20 anos está ameaçada.
“É assustador. Essa família corre perigo, mas ainda não abandonou o imóvel”, disse o pescador.
Erosão em Piúma, no Sul do Estado, destruiu parte do asfalto na Praia Central (Foto: Roberta Bourguignon / AT)
Erosão em Piúma, no Sul do Estado, destruiu parte do asfalto na Praia Central (Foto: Roberta Bourguignon / AT)

Prefeituras prometem obras para conter o problema

Diante do problema que só aumenta, as prefeituras prometem ações para conter o avanço do mar e minimizar o impacto no verão.
Em Vitória e na Serra, a promessa é aumentar a faixa de areia. Camburi vai receber cerca de 180 mil metros cúbicos de areia entre o píer de Iemanjá e a região próxima à Ilha do Socó. A intervenção fará a praia ganhar 20 metros a mais de areia.
Já na Curva da Jurema, serão 120 mil metros cúbicos de areia, o suficiente para aumentar a largura da faixa de cinco para 30 metros. A obra deve ter início entre a metade de dezembro e o início de janeiro, segundo o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain. “O turismo em Vitória vem aumentando. Então, temos de nos preocupar com essa situação”, disse.
Na Serra, a mesma obra vai acontecer nas praias de Nova Almeida, Jacaraípe, Manguinhos e Capuba, que vão ganhar entre 15 e 40 metros a mais de faixa de areia.
As obras terão início no primeiro semestre do próximo ano. “Este é o período mais oportuno geologicamente para realizar as intervenções, mas as obras serão conciliadas com o uso da região por moradores e turistas”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente da Serra, Áurea Almeida.
Em Guarapari, a prefeitura informou, em nota, que as obras na praia de Meaípe serão retomadas ainda esta semana. Em Piúma, a ordem de serviço já foi dada.
Já em Linhares, a prefeitura disse que a Defesa Civil está acompanhando o caso e “presta as devidas orientações às famílias que podem ter o imóvel atingido”, informou em nota, sem citar obras.
As prefeituras de Vila Velha, São Mateus e Conceição da Barra não responderam a reportagem.

FONTE: TRIBUNA ONLINE

Comentários

Mais visitados