Obras em Ponta Negra têm que iniciar até dezembro para garantir verba federal, diz secretário de Natal

Trabalhos são para enrocamento e crescimento da faixa de areia na praia. Segundo Tomaz Neto, da Semov, caso início não aconteça até esse período, dinheiro pode seguir para outro estado.


Trecho de 2 quilômetros já conta com enrocamento na praia de Ponta Negra — Foto: Fernanda Zauli/G1
Trecho de 2 quilômetros já conta com enrocamento na praia de Ponta Negra — Foto: Fernanda Zauli/G1

As obras de enrocamento (paredões de proteção contra o avanço da maré) e de crescimento da faixa de areia na Praia de Ponta Negra, em Natal, precisam começar até dezembro para que a verba restante que será enviada pelo Governo Federal para o projeto seja garantida. Foi o que explicou o titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semov), Tomaz Neto, em audiência pública, que discutia os impactos da obra na praia, na Câmara Municipal de Natal na manhã desta quarta-feira (18).
Atualmente, há dois quilômetros de enrocamento na praia - a proposta é que seja estendido por mais dois quilômetros, totalizando quatro. Essa nova área vai cobrir do quiosque 27 até o Hotel Serhs. Além disso, o projeto prevê uma obra de "engordamento" da praia, aumentando a faixa de areia entre o mar e o calçadão.
“Será feita a retirada de areia do mar e colocada na faixa de praia, com isso nós ganharemos em média 30 m² de faixa de areia, com uma variação de até 23 m² na baixa maré. Outra preocupação da Secretaria é que nós precisamos iniciar essa obra até dezembro, pois só assim nós conseguiremos garantir a verba restante que está sendo enviada pelo Governo Federal. Ou seja, se nós não começarmos vamos perder o dinheiro, que vai para outro Estado”, explicou o titular da Semov, Tomaz Neto.
A obra acontecerá por cada trecho de 500 m² e toda essa área será interditada - sem qualquer outra atividade - no período de execução do trabalho. Todo esse projeto foi desenvolvido a partir de um estudo encomendado pela Semov.
A obra está em processo de estudo pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e deve ser realizada no período de seis meses, a contar com início no mês de novembro.
A proposta da audiência pública partiu da vereadora Ana Paula Araújo (PSDC) e contou com a a participação de entidades relacionadas do município de Natal, além dos órgãos de controle, que apresentaram os principais tópicos referentes à obra de engordamento da faixa de areia da praia. A audiência também tratou da infraestrutura da Vila de Ponta Negra e da situação dos pescadores e trabalhadores locais.
Estiveram presentes na audiência representantes do Conselho Comunitário de Ponta Negra, do Centro Esportivo de Ponta Negra, Idema, Semsur, Colônia de Pescadores, Associação de Vendedores Ambulantes, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) e Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.

FONTE: G1 NATAL


Comentários

Mais visitados