BENEFÍCIOS AMBIENTAIS NO CONTROLE DA EROSÃO COSTERIA COM USO DO DISSIPADOR DE ENERGIA SANDBAG NO HIBISCUS BEACH CLUB NA PRAIA DE IPIOCA, ALAGOAS, BRASIL


ENVIRONMENTAL BENEFITS FROM THE USE OF “SANDBAG” ENERGY DISSIPATORS IN COASTAL EROSION CONTROL AT HIBISCUS BEACH CLUB IN IPIOCA BEACH, ALAGOAS, BRAZIL

Os benefícios ambientais da obra do Sandbag no Hibiscus Beach Club Maceió já são visíveis no local da obra.

No trecho já concluído o mar recuou cerca de 30 m. A obra está em andamento.      Foto: Vanderlei Turatti


OBJETIVO DA OBRA


Entre 2017 e 2019, o mar avançou cerca de 13,50 metros em direção ao continente num trecho da praia de Ipioca, atingindo toda a extensão do terreno do Hibiscus Beach Club em Maceió, colocando em risco a fronte do terreno. Os dados foram analisados e calculados utilizando o programa DSAS averiguando a taxa de mudança temporal a partir de dados vetoriais da linha de costa da praia de Ipioca, Maceió/Alagoas.

De acordo com a análise feita  utilizando o DSAS (Digital Shoreline Analysis System), no qual se calculam as estatísticas de taxa de mudança para uma série temporal a partir de dados vetoriais da linha de costa, entre 2017 e 2019, da praia de Ipioca, atingindo toda extensão do terreno do Hibicus Beach Club, colocando em risco a fronte do terreno.

Para proteger o patrimônio edificado do Hibiscus Beach Club contra a erosão marinha, adotou-se como solução o Muro de Gravidade Dissipador de Energia Sandbag, com extensão de 220 m,  que tem por função conter o avanço do mar dentro do limite do terreno, não invadindo o terraço de praia, seguindo o caminhamento da linha de costa, dissipando a energia das ondas em caso do avanço do mar.
A solução adotada promove após sua implantação, a contenção do processo erosivo no local da intervenção, e por dissipar a energia das ondas, promove o equilíbrio do perfil de praia, com deposição de sedimentos no domínio do estirâncio.
O muro projetado não acarretará dano ambiental à APA Costa dos Corais ao proceder com as escavações, mas irá proteger as edificações dentro do limite do terreno.

TECNOLOGIA UTILIZADA

As paredes do muro serão construídas utilizando forma geotêxtil do tipo Sandbag preenchida com areia, seguindo o caminhamento do projeto.

O Muro de Gravidade Dissipador de Energia, é uma obra de engenharia não rígida que contém o avanço do mar antes da linha de preamar, dissipa a energia das ondas no local da intervenção sem transferir o processo erosivo para áreas adjacentes, e promove a recuperação do perfil da praia, isto é, tende a equilibrar o perfil de praia induzindo a engorda natural da praia.

Os resultados já obtidos podem ser observados no vídeo abaixo:

O Sandbag conteve o processo erosivo e recupera a praia.             Imagem: Vanderlei Turatti

Filmagem aérea comprova a eficácia da obra. Confira no vídeo abaixo:

No trecho pronto da obra o mar recuou quase 30 metros.                Imagem: Vanderlei Turatti


FONTE: MARCO LYRA




Comentários

Unknown disse…
Parabéns Vanderlei por sua determinação na recuperação da faixa de areia tomada pelo mar dentro de normas de preservação ambiental .

Mais visitados