Requalificação da Orla Costeira do concelho chegou à Praia Azul

Requalificação da Orla Costeira do concelho chegou à Praia Azul


No decorrer do ato inaugural das mesmas foi ainda aberta oficialmente a época balnear no Concelho de Torres Vedras.

Depois de Porto Novo e Santa Cruz, foi agora a vez da Praia Azul ser alvo de obras de proteção costeira, as quais foram inauguradas este sábado, dia 15 de junho.
No decorrer do ato inaugural das mesmas foi ainda aberta oficialmente a época balnear no Concelho de Torres Vedras.
Na cerimónia esteve presente o ministro do Planeamento, Nélson de Souza, bem como o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, para além do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes.
A intervenção na Praia Azul incluiu seis vertentes: atuação sobre os fatores hidrológicos no topo da arriba; criação de condições de segurança no acesso norte e sul à praia; construção de uma estrutura de defesa aderente de proteção à ação do mar e de contenção à queda de blocos; aplicação de redes de encaminhamento à queda de blocos; reperfilamento de arriba em troço de erosão elevada e proteção do sistema dunar.
Nélson de Souza salientou que a obra que estava a ser inaugurada constitui-se como uma intervenção política moderna, por ser integrada, dado que abrange vários objetivos em simultâneo. O ministro do Planeamento referiu ainda que a obra de proteção costeira da Praia Azul é o maior projeto executado na região no âmbito do “Portugal 2020”, sendo uma prova de que se “consegue transformar boas ideias em bons projetos e executá-las convenientemente”. Este responsável governamental revelou ainda que o Concelho de Torres Vedras está a ser capaz de executar os fundos comunitários a uma média superior à nacional, em 4%.
A obra de proteção costeira da Praia Azul representou um investimento de 1.673.150 euros (cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, a partir do programa Portugal 2020, mediante o Fundo de Coesão da União Europeia).
FONTE: TORRESVEREDASWEB

Comentários

Mais visitados