Moçambique debate exploração sustentável do mar em maio

Maputo vai acolher, entre 24 e 25 de maio, a conferência Crescendo Azul, um evento que vai debater os desafios da exploração sustentável do mar em Moçambique.

Há que nos preocuparmos em conhecer melhor o mar e este evento tem também este objetivo", disse Agostinho Mondlane, ministro do Mar, Águas Interiores e Pesca, à margem do lançamento oficial do evento hoje em Maputo.
O evento vai debater a integração do desenvolvimento sustentável nas "economias do mar", destacando a importância das tecnologias e do conhecimento científico.
"É preciso que conheçamos o mar e isso só é possível através da investigação científica", disse o governante moçambicano.
Um dos maiores desafios para o Governo moçambicano é a proteção costeira, com aumento do número de denúncias de pesca ilegal ou insustentável por parte de embarcações estrangeiras.
De acordo Agostinho Mondlane, o Governo tem estado a envidar esforços para uma fiscalização permanente à costa moçambicana, garantindo que "todas embarcações que pescam na costa moçambicana estão devidamente licenciadas".
"Temos um mecanismo de localização automática e rastreio de cada embarcação que é licenciada em Moçambique", disse o governante, admitindo, no entanto, que há pessoas que "cometem atropelos" durante este processos .
Dados oficiais indicam que Moçambique perde anualmente 60 milhões de dólares devido à pesca ilegal.
No ano passado, o país multou mais de 200 embarcações por infrações, num processo que resultou em multas que ascendem a 100 milhões de meticais.
FONTE: Diário de Notícias

Comentários

Mais visitados