Prefeitura fará desratização na praia de Ponta Negra


A presença de ratos se tornou constante na orla de Ponta Negra. Durante todo o dia, é fácil encontrar os roedores na praia, que é um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte. Um vídeo gravado recentemente e que está circulando pelas redes sociais mostra novamente a persistência do problema nas areias da praia. Ao menos seis ratos foram vistos próximo ao calçadão. Segundo a Prefeitura do Natal, haverá a desratização na Praia de Ponta Negra nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), das 8h às 14h.
Uma equipe com cerca de 30 pessoas, entre agentes de controle de endemias, supervisores e profissionais de saúde, estará em campo próximo ao Hotel Praiamar até o Morro do Careca realizando a iscagem (colocação de raticida), em pontos estratégicos e atividade educativa com orientações para a população de trabalhadores da área. Após uma semana os técnicos retornam para a reiscagem e após mais uma semana é realiza a limpeza da área pela Urbana. O total de área trabalhada será de 2.239 imóveis de Ponta Negra.
Esse problema surgiu desde quando o enrocamento foi instalado na praia para conter o avanço do mar. As pedras acabam servindo de esconderijo e abrigo para os roedores, que se alimentam de restos de comida deixado por banhistas, comerciantes ou de lixo que são mal descartados nos arredores.
Geralmente, esses animais saem ao final da tarde e começo da noite das pedras, quando a movimentação na faixa de areia diminui. Mesmo com a limpeza diária, o problema continua e parece ter aumentado durante o verão.
Em julho de 2018, a Prefeitura de Natal chegou a realizar um mutirão, convocando moradores e comerciantes da área para combater a população de ratos. Medidas paliativas como raticidas foram entregues a donos de quiosques, mas o problema não foi solucionado. De acordo com o secretário de Obras Públicas (Semov), Tomaz Neto, a desratização foi uma  solução conjunta junto à Secretaria de Saúde e, ainda nesta semana, haverá a ação de combate.
“Todo período de verão aumenta o problema, já que se aumenta o fluxo de pessoas, ambulantes e a falta de educação de algumas pessoas termina prejudicando todos. Os ratos voltam para se alimentar. Vamos fazer o combate ainda nesta semana”, garantiu Tomaz Neto.
Moradores e quiosqueiros chamam a atenção para que banhistas façam a sua parte, não deixando nada na praia que possa servir de alimento aos roedores. “Estaremos conscientizando aos moradores, banhistas, rede hoteleira, trabalhadores e população para manter a praia sempre limpa. Solicitamos à população evitar deixar Água, Alimento, Acesso e Abrigo, responsáveis por atrair ratos.  O animal aparece na praia porque há comida e abrigo no local”, destacou o supervisor de área na SMS, José Humberto  do Nascimento.

Tribuna do Norte
Foto:Magnus Nascimento



Comentários

Mais visitados