BAGWALL CONTÉM MARÉ DE PERIGEU NA PRAIA DE BARRA NOVA - ALAGOAS


Bagwall contains Tidal Perigee flooding at Barra Nova beach in Alagoas

A Prainha na Barra Nova, vem sofrendo nos últimos meses com a ação das ondas, provocando danos ao patrimônio edificado. A área em questão é exposta a forte dinâmica e periodicamente se deslocam deixando sua orla exposta aos efeitos erosivos das ondas.

Nos dias últimos dias 20, 21 e 22 devido a maré de Perigeu, tivemos uma amplitude de maré de 2,50 metros o que promoveu forte ameaça ao patrimônio edificado na orla de Barra Nova.

O vídeo abaixo mostra o funcionamento do Dissipador de Energia Bagwall sobre os efeitos da maré de Perigeu  no último dia 22/02/2019.


Um dia após a maré de Perigeu em 22/02/2019, as fotos foram tiradas numa maré de amplitude de 2,30 metros, é posível verificar a quantidade de areia em frente a nova barra aberta pelo mar depositada em frente ao barramar Bagwall. Na realidade durante o processo de dissipação a estrutura funcionou com um paramento, dissipando a energia das ondas e depositando sedimentos nas praia, reduzindo os efeitos erosivos, isto é, onde deveria ter erosão passou a ter progradação, invertendo o processo.

  É visível o acúmulo de areia em frente a abertura da nova barra na estrutura do Bagwall. Foto: Alan Fernandes


   Em frente a abertura da nova barra verifica-se o acúmulo de areia à jusante do Bagwall.  Foto: Alan Fernandes




Também é possível verificar que as estruturas do tipo Pier nos locais protegidos pelo Bagwall, não foram destruidas pela ressaca.

          Estrutura do Pier permanece intactada após a ressaca da mará de Perigeu.  Foto: Alan Fernandes

Pode-se afirmar que o Dissipador de Energia Bagwall construído há mais de dez anos na Barra Nova, tem cumprido seu papel na contenção da erosão costeira. É importante observar: sem custo de manutenção para o erário público.


FONTE: Marco Lyra






Comentários

Mais visitados