Defesa Civil aguarda relatório para avaliar emergência na Barra Nova

Documento deve ser entregue para aprovação e homologação do governo do Estado; município busca recursos do governo federal para obras



Avanço da maré atinge imóveis na Barra Nova, em Marechal Deodoro          
FOTO: REPRODUÇÃO
O coordenador estadual de Defesa e Proteção Civil, tenente-coronel Moisés Pereira de Melo, informou na manhã desta quinta-feira (24) que a prefeitura de Marechal Deodoro ainda prepara relatório sobre os danos causados pelo avanço do mar e a força das marés na região da Barra Nova. O município já decretou situação de emergência esta semana, como medida para a solução do problema e à busca de recursos junto ao governo federal. 
"O primeiro passo foi a decretação de situação de emergência. Agora, o segundo passo, é a elaboração de relatório com a identificação dos danos, por meio de imagens, provas documentais, a ser entregue para homologação do Estado. São detalhes técnicos", comunicou o coordenador estadual.
De acordo com Moisés Pereira, o relatório deve ser entregue pela prefeitura de Marechal Deodoro até o início desta próxima semana, para análise do estado. Após homologação é que o documento deverá ser enviado ao governo federal, para somente então o município elaborar um projeto de reconstrução para a área atingida pelas marés.
No início desta semana, conforme ficou registrado pela prefeitura do município, a água do mar chegou a invadir diversos estabelecimentos comerciais e provocou ferimentos em uma pessoa atingida por telhas que caíram de um dos imóveis atingidos. A situação deixou moradores aflitos, que temem pelo agravamento do problema. 


Diante disso, foi decretada a situação de emergência em diversos pontos avaliados pela Defesa Civil Estadual e a prefeitura iniciou uma obra emergencial, para a colocação de pedras como forma de conter o avanço da água. Já o projeto de recuperação do local, que deve ser elaborado posteriormente, está estimado a princípio em R$ 50 milhões e envolve o desassoreamento de parte da lagoa Manguaba na região, segundo informou a assessoria de comunicação da prefeitura da cidade.
FONTE: GAZETAWEB

Comentários