Maré alta derruba muro de escola e leva barcos para o meio da rua em cidade do RN; veja vídeo

Casos foram registrados em Caiçara do Norte. Em Pirangi, na Grande Natal, mar também avançou e alagou ruas.


O mar avançou e levou as canoas da praia para o meio da rua, em Caiçara do Norte, no Litoral Norte potiguar. O caso aconteceu nesta quinta-feira (1º) e foi registrado pelos moradores do município. A força da água também derrubou o muro de uma escola, segundo a prefeitura do município. Os vídeos e fotos registrados pela população motram a força da maré e os estragos deixados.
O muro da Escola Municipal Emanuel Bezerra, que fica próxima à praia, veio abaixo com a força da água. Ninguém ficou ferido. A área derrubada estava isolada do resto da escola, devido ao risco, que já era conhecido. O mar também invadiu a sede da Secretaria Municipal de Ação Social. Os prejuízos já estão sendo calculados pelo município.

Parte da Escola Municipal Emanuel Bezerra desabou com força da maré, em Caiçara do Norte, no RN (Foto: Amarildo Elias)

"Invadiu vários imóveis em toda a rua principal. Algumas residências chegaram a desmoronar. A gente estima um prejuízo de R$ 800 mil a R$ 1 milhão", diz o prefeito Amarildo Elias de Morais Filho (SD).
A ressaca atingiu a avenida principal do município e levou para lá as canoas que estavam na praia. As embarcações ficaram no meio da via e atrapalharam, por exemplo, o trajeto de um ônibus.
Secretaria municipal foi invadida pela água do mar, em Caiçara do Norte (Foto: Amarildo Elias)

De acordo com o prefeito, a rua principal do município fica distante cerca de 40 metros da praia. Essa distância já foi maior no passado. Para o prefeito, a invasão do mar já aconteceu no passado. Há 18 anos, foram instalados 11 "espigões" para conter o avanço do mar. Eles passaram por reformas há 8, mas existe necessidade de novos investimentos, de acordo com o administrador.
O prefeito apresentou um novo projeto ao Ministério da Integração e aguarda resposta. O município espera uma nova maré para esta sexta (2).


Marinha do Brasil emitiu na quarta-feira (28) alerta de ressaca no litoral potiguar, com ondas de até 2,5 metros. Por isso, a Capitania dos Portos recomendou que as embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar até as 21h desta sexta-feira (2) e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e itens de segurança.

Pirangi

Na orla de Pirangi, em Parnamirim, na Grande Natal, a maré também invadiu a rua, no fim da tarde, mas não chegou a invadir as casas.
Na manhã desta sexta (2), ainda havia água acumulada. O pescador José Estevão afirmou que nunca tinha visto a maré avançar tanto no trecho. Ele teve que parar a pescaria por questão de segurança.
Imóveis desabaram com força da água, em Caiçara do Norte, no Litoral potiguar (Foto: Amarildo Elias)

FONTE: G1

Comentários

Mais visitados