PMC plantará 400 mudas de coqueiros

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa) promoveu, na manhã desta segunda-feira (18), no Auditório do Procon, a abertura das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Árvore (21 de setembro), no município de Cabedelo.


Na cidade,serão quatro dias de ações, que preveem plantio de mudas e palestras educativas nas escolas, dentro do “Programa Educambiental” e do “Projeto Plantando Sustentabilidade”.
A principal atividade da Semana da Árvore na cidade portuária será a plantação de 400 mudas de coqueiros ao longo da orla cabedelenses. A ação, contará com alunos da rede municipal e busca a conscientização acerca da questão ambiental em crianças e adolescentes das escolas públicas, além de orientar sobre a importância da proteção das áreas de praia.
“São muito bem-vindos esses projetos voltados à educação ambiental em nosso município, através dos nossos jovens estudantes, garantindo que esses conceitos de boas práticas cheguem às famílias cabedelenses. Infelizmente, ainda são muitas as pessoas, às vezes esclarecidas, que negligenciam a questão ambiental”, comentou o vice-prefeito Flávio Oliveira.
Durante a abertura, o Centro de Convivência do Idoso, orientado pelo IPSEMC, sob a coordenação de Vanessa Vencato Lena, expôs a produção artesanal dos participantes do projeto. Os trabalhos apresentados pelas 15 artesãs utilizam material descartado reciclável, como retalhos e pano, recipientes de vidro e metal, além de material da flora local.
Coqueiros na Praia – Nesta terça-feira (19), o plantio das mudas de Coqueiros, doadas pela empresa Coco do Vale LTDA, será na praia de Miramar, na Praça do Bar Costa, com as Escolas Antônio Viana da Silva e Damásio Franca de Macedo. Na quarta-feira (20), será a vez de Praia de Formosa receber as mudas, com a presença de alunos da Escola Major Adolfo Pereira Maia.
O dia D da ação será na quinta-feira (21)  e acontecerá também Praia de Formosa (à altura da Pousada Lua Mansa), com a participação de alunos do Centro Integrado Imaculada Conceição. A ação se encerra na sexta-feira (22), na Praia do Poço, e contará com o apoio da Escola Municipal Mª José de Miranda Burity.
“Trata-se de uma sequência de ações da Semapa, de caráter continuado, visando a revitalização da costa em relação à erosão marinha, em pontos que sofrem degradação por parte da população. Os coqueiros são plantas que podem durar até cem anos e são úteis na proteção de invasões da orla com construções irregulares, inibindo, também, o acesso de automóveis nas áreas de preservação das praias”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Walber Farias.
Conforme a programação, em cada um dos bairros, além do plantio de mudas, os alunos participarão de Rodas de Conversas sobre Educação Ambiental, mediados por professores e técnicos da Semapa. No dia ”D, a ação vai contar, também, com banda musical, exposição de produtos feitos com materiais reciclados, brincadeiras e trocas sustentáveis.
“Gostaríamos de convidar a população em geral dessas localidades a prestigiarem os eventos. Estaremos promovendo o plantio de 400 exemplares de mudas de coqueiro doadas pela empresa Coco do Vale Ltda, com a colaboração direta dos nossos jovens, além de outras atividades correlatas”, finaliza a coordenadora de Educação Ambiental e Coleta Seletiva da Semapa, Francidene Maciel.
Fonte: MaisPB

Comentários