Avanço do mar em Atafona: mais areia e entulhos para contenção paliativa (RJ)

Parte dos sacos de areia colocados pela Prefeitura já foi levado pela força do mar
Parte dos sacos de areia colocados pela Prefeitura já foi levado pela força do mar
A maré alta tem deixado moradores em desespero em Atafona. A previsão, segundo o coordenador da Defesa Civil Adriano Assis, é que até a próxima segunda-feira (26) o cenário seja mantido, quando só então a maré deve baixar um pouco. O mar já entrou com força rio Paraíba do Sul e as ondas castigam, por ora, os frigoríficos da Baixada. Em alguns deles, quando a maré baixa, bancos de areia foram formados, impedindo que barcos possam encostar — o que, brevemente, trará impacto na economia local.

Ainda sem uma solução eficiente, tampouco resposta sobre o projeto de contenção e recuperação da orla desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisa Hidroviárias (INPH), a Prefeitura vem apostando em medidas paliativas. Parte dos sacos de areia colocados nas proximidades do antigo bar do Almir Largado e do Santana já foram tragados pela força das ondas. Agora, o município leva mais areia e entulhos para tentar conter a força das ondas. Para moradores, a medida não trará muito resultado a longo prazo.

— O mar derruba construções inteiras, obras pesadas, não vai ser areia e entulho que vai segurar. A cada maré alta é um tormento, estamos em situação de risco. Alguma coisa precisa ser feita logo para tirar esse quebra-mar do papel. Se esperar muito, o mar vai acabar com a Baixada. No Porto do Açu existem pedras que não são usadas e que poderiam ajudar a gente aqui — comentou o pescador João Francisco Meireles, 34 anos.

Entulhos serão usados como paliativo para “conter” avanço  do mar
Entulhos serão usados como paliativo para “conter” avanço do mar
A prefeita Carla Machado (PP) levou o projeto do INPH ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e disse estar articulando com outros políticos para obtenção de recursos. No último sábado (17), moradores fizeram uma manifestação pacífica nas comemorações pelo dia da Cidade. Carla, literalmente, vestiu a camisa de um dos movimentos em defesa da praia e lançou, no site da Prefeitura, um abaixo-assinado digital (aqui) e um físico, disponível em um estande durante os festejos do Padroeiro São João Batista.

Caminhão traz mais areia para ser usada na “contenção” paliativa
Caminhão traz mais areia para ser usada na “contenção” paliativa

Comentários

Mais visitados