Barras de ferro e de madeira são as armas dos comerciantes de Ovar na luta contra avanços do mar (Portugal)

Barras de ferro e de madeira são as armas dos comerciantes de Ovar na luta contra avanços do mar
Porto Canal (MYR)
Os comerciantes dos estabelecimentos na praia do Furadouro, em Ovar, vão recorrer a alguma medidas como taipais de madeira e barras de ferro, de modo a prevenir estragos provocados pela subida do nível do mar no litoral do concelho Ovar, de acordo com as informações apuradas pelo Porto Canal.

O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) decretou aviso vermelho para sete distritos do continente na tarde de quinta-feira, estando em aviso vermelho por causa da forte agitação marítima os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Uma zona já habituada aos recorrentes estragos causados por ondas gigantes, é a praia do Furadouro em Ovar, cujos estabelecimentos vão recorrer a taipais de madeira e chapas de ferro, de modo a evitar possíveis inundações como é o caso do Café Amadeu e do Restaurante Concha, cujos proprietários em declarações ao Porto Canal já passaram por algumas situações dramáticas devido à subida dos níveis do mar.

De referir que o Café Amadeu, que, incluindo snack-bar, restaurante e pensão, tem duas frentes para a rua: uma virada para o mar, outra para a referida avenida, já viu a sua uma montra de vidro partida, uma porta com ferrolhos derrubada e louça quebrada. 

"Gosto de andar na minha pesca e sei ver quando o mar está ruim", avançou, o proprietário do Café Amadeu ao Porto Canal: "já há três anos que utilizo placas para proteger as montras, mas veio uma onda com pedras e a água entrou. Vamos ver se este ano será diferente”.

A Marinha recomenda à comunidade marítima a adoção de medidas de precaução, equacionando, se possível, o regresso antecipado aos portos de abrigo. À população em geral é recomendado que se abstenham, em absoluto, de se deslocarem até à orla costeira exposta à agitação marítima.

Porto Canal (MYR)

Comentários