Obras contra avanço do mar terão nova etapa em Jaboatão (PE)


As obras de engorda das praias de Jaboatão dos Guararapes vão receber serviços complementares em três pontos onde foram identificados deslocamentos da areia utilizada para conter o avanço do mar. Segundo o prefeito Elias Gomes (PSDB), os trechos correspondem a 10% de toda obra, que alcança 5,8 quilômetros de Barra de Jangada a Piedade. A nova orla, orçada em R$ 41 milhões, tinha previsão de entrega para o último mês de setembro, mas só será finalizada neste mês.

De acordo com Elias Gomes, os trechos onde ocorre a fuga da areia são localizados em áreas onde não existem arrecifes para a proteção natural.

"A partir do momento que identificamos esses pontos, através do monitoramento, demandamos à empresa executora do projeto de engenharia a realização das intervenções complementares."

Os reparos só serão realizados após a entrega do projeto inicial e o custo das novas obras pode ficar a cargo da prefeitura municipal. Entre os pontos críticos, que receberão atenção na nova etapa, estão a praia de Barra de Jangada no trecho próximo à foz do Rio Jaboatão, a Curva do Sesc e o Hotel Golden Beach.

Segundo o prefeito, a obra é pioneira no país quanto à contenção do avanço do mar e passou por um estudo de quatro anos antes de sua execução, iniciada em fevereiro deste ano.

"Esta obra traz certo vanguardismo, já que existe pouca experiência no Brasil sobre recuperação costeira com caráter de restauração de praia e também de sua prevenção, sendo a maior intervenção de recuperação praieira do país", afirmou.

Durante as obras foi utilizado um milhão de metros cúbicos de areia, o que equivale a 80 mil caminhões do tipo caçamba. Após a conclusão, os serviços passarão por monitoramento.

Parque Linear

Além da nova orla, a prefeitura estuda a implantação do Parque Linear com ciclofaixa, áreas de lazer, calçadão e estação de banho para cadeirantes, além de arborização em um trecho de oito quilômetros. A licitação para as propostas de elaboração do projeto será aberta na terça-feira (12).

Os oito quilômetros do parque foram divididos em quatro trechos: do limite do município com Recife e a avenida Barreto de Menezes; da Barreto de Menezes à Curva do Sesc; Sesc até Barra de Jangada; e Barra de Jangada até a Ponte do Paiva.

Para cada um deles foi elaborado um diagnóstico físico, econômico e social para identificar as potencialidades.

"A prefeitura quer criar um ambiente que tenha como princípio a exploração de seus recursos naturais e da qualidade ambiental", disse a secretária de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Fátima Lacerda.

Para a construção do parque, a prefeitura convocou 111 proprietários de imóveis que ocupavam a faixa de areia de forma irregular; 35 terão que recuar os muros. Alguns prédios perderão áreas como a piscina e os jardins.
 
Fonte: www.destakjornal.com.br

Comentários