Obras de enrocamento das praias da zona Leste devem ser finalizados em seis meses (RN)

Também seguem em trabalho acelerado a recuperação preventiva das calçadas da localidade (Divulgação/SEMOV)
Os serviços de contenção do avanço do mar nas praias da Zona Leste da cidade seguem em bom ritmo de trabalho e devem ser finalizados em seis meses. A confirmação é do secretário Tomaz Neto, titular da Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov).

O objetivo da obra é conter o processo de erosão provocado pelo avanço do mar nas praias dos Artistas, do Meio e do Forte. “A estabilização da costa será feita por meio da implantação de enrocamento aderente. Com ele, todo aquele setor será transformado para melhor. Dando maior qualidade ao passeio público e segurança aos turistas e moradores”, explicou Tomaz Neto.

Os trabalhos estão sendo tocados pela Construtora Camilo Collier.

Calçadas

Também seguem em trabalho acelerado a recuperação preventiva das calçadas da localidade. “Elas sofreram bastante com a maré alta do último mês de setembro, que afetou negativamente as estruturas das calçadas e dos muros que davam sustentação em alguns trechos. Por isso, com o decreto emergencial, estamos conseguindo fazer as melhorias em um prazo bastante razoável”, ressaltou o secretário de Obras.

Os serviços de recuperação preventiva do calçadão é feito pela Construtora Vecon.

Fonte: blog.flaviomarinho.com.br

Comentários

Este "ENROCAMENTO ADERENTE", pode até resolver temporariamente, acredito eu, o problema da derrubada dos calçadões. Infelizmente esta obra está praticamente sepultando a praia dos artistas, pois a pouca faixa de areia que existia foi dizimada e substituída por pedras. Continuamos opinando que o melhor seria que fizessem "O DEVIDO PROCESSO DE ENGORDA CONCOMITANTE OS PONTILHÕES VERTICAIS DE PEDRA", como foi feito em 1994 nas praias de mayamy e areias preta e não se teve mais problemas até hoje. Com "O DEVIDO PROCESSO DE ENGORDA CONCOMITANTE OS PONTILHÕES DE PEDRAS" ao contrário do "ENROCAMENTO ADERENTE" seria devolvido a faixa de areia que já existiu na praia dos artistas e voltaria a possibilitar a prática de esportes como futevôlei,vôlei,frescobol,futebol.Também melhoraria a qualidade das ondas para prática do surf, possibilitaria caminhadas a beira mar, ajudaria a fomentar o comércio,etc. E TAMBÉM RESOLVERIA O PROBLEMA COM AS DERRUBADAS DOS CALÇADÕES. Então, Deixo aqui as seguintes perguntas para o secretário Tomaz Neto: Se o "ENROCAMENTO ADERENTE" é a melhor opção de obra, por que não foi feito o mesmo nas praias de mayamy e areias preta? sabemos que o "DEVIDO PROCESSO DE ENGORDA", Trata-se de obra reflexiva e que influencia as correntes marinhas. mesmo assim, este tipo de obra foi feito nas praias de mayamy e areias e teve toda uma preocupação em manter a faixa de areia. Perguntamos então, por que não fazer o mesmo aqui? é por que não mora políticos aqui, dentre outros? segregação? sem mais comentários.
Unknown disse…
Gostaria muito que o Engenheiro Marco Lyra postasse sua opinião sobre essa questão de ENROCAMENTO ADERENTE contrapondo-se ao DEVIDO PROCESSO DE ENGORDA CONCOMITANTE OS PONTILHÕES DE PEDRAS, qual o melhor e com resultados de longo prazo, inclusive relativamente ao custo de cada obra.

Mais visitados