Obras Costeiras: Uso do Sandbag no litoral de Alagoas, Brasil

Coastal Works: Use of the Sandbag's in coastline of Alagoas, Brazil

O uso de obras costeiras do tipo Sandbag são utilizadas em litorais arenosos em diversos países, com o objetivo de conter a erosão costeira, geralmente recomendados em litorais de baixa a moderada energia, que requerem custos mais baixos para defesa temporária do patrimônio edificado.

A obra fornece a curto prazo fixação da linha de costa. A vida útil média desse tipo de obra é de 2 anos. Os benefícios da utilização dessa tecnologia é o baixo impacto ambiental com uso de materiais locais que são devolvidos à praia quando as defesas não são mais necessárias.

Os sacos de areia de vários tamanhos e comprimentos podem ser usados ​​para formar recifes temporários ou revestimentos em praias de areia. Sacos de geotêxtil resistente são preenchidos in-situ com areia de praia local e, portanto, têm um custo relativamente baixo.

Eles são potencialmente mais úteis como um revestimento enterrado sob a face de dunas, onde eles vão formar uma linha final de proteção depois que a areia sobreposta foi corroída por ondas de tempestade.

Os sacos devem ser preenchidos e fechados de acordo com as recomendações do fabricante. Cuidados são necessários em todo o processo, desde o dimensionamento da estrutura, até o enchimento e colocação dos sacos no local, sempre feitos por profissionais qualificados, para evitar surpresas desagradáveis após sua instalação. 

As estruturas de saco de areia expostas só são adequadas para proteção temporária enquanto outras soluções de gestão são planejadas e implementadas; As estruturas enterradas têm uma esperança de vida um pouco mais longa, e têm menos impacto no habitat, na forma de relevo e na paisagem.

No caso do litoral de Alagoas a estrutura utilizada foi enterrada de forma que o resultado final foi um baixíssimo impacto ambiental na paisagem.

Execução da fundação da estrutura do Sandbag.
Colocação da última fiada de sacos da estrutura.

Aterro da estrutura enterrada do Sandbag.


Comentários

Mais visitados