Hoje (21/04) tem Caminhos da Reportagem: Cidades Submersas (avanço do mar) na TV Brasil

Como a distância entre o mar e a cidade está ficando mais curta.

Ruínas no pontal turístico de Atafona, São João da Barra (RJ).
Boa Viagem, litoral urbano de Pernambuco:
mais prédios e menos areia.
Atlântida, a cidade tragada pelas águas nos contos de Platão, é um mito.
Atafona, em São João da Barra (RJ), é uma realidade. Casas e prédios foram derrubados pelas ondas baixas mas insistentes no pontal. E, um dia, as construções que resistem perto do mar vão enfrentar o mesmo destino das mansões e hotel submersos há menos de dez anos.

Atlântida ainda inspira literatura, cinema, poesia. Atafona inspirou o Caminhos da Reportagem a investigar quem avança sobre quem: o mar ou a população?

Brasília Teimosa, uma das poucas praias
com faixa de areia preservada no
litoral urbano de Pernambuco.
No roteiro das Cidades Submersas, o programa foi até Pernambuco para descobrir outro destino da natureza: o direito da areia. Os banhistas das praias do litoral urbano – Janga,Olinda, Boa Viagem e Candeias – agora miram as praias do Pina e Brasília Teimosa, frequentadas por famílias de baixa renda, mas ainda com largas faixas de areia preservadas.

E o que será do Rio de Janeiro, uma das cidades brasileiras mais badaladas no roteiro turístico internacional? As mudanças climáticas, as altas temperaturas e o aumento do nível do mar mostram, segundo pesquisadores, que não é certo que nos próximos anos o Rio vai continuar lindo.

Reportagem: Aline Beckstein, Bianca Vasconcellos
Produção: Aline Beckstein, Eduardo Goulart de Andrade, Thaís Rosa, Allan Correia (estagiário)imagens: Eduardo Viné, João Marcos Barboza
Auxílio técnico: Maurício Aurélio Marcelo
Apoio à imagem: Alexandre Nascimento, Ivan Meira, João Batista de Lima, Sandro Tebaldi
Videografismo: Júlia Costa, Lucas de Souza Pinto
Apoio operacional: Antonio Blanes, Carlos Gigliotti, Guilherme Scarazatto, Leticia Botelho, Priscila Stibich, Rafael Costa
Edição de imagens: Jéssica Saccól, Rodger Kenzo
Roteiro e direção: Bianca Vasconcellos

Fonte: TV Brasil

Comentários