Vídeo mostra o que acontece com o Rio de Janeiro se o nível do mar subir

Não há dúvida de que o aquecimento global derreterá as geleiras. Só que ainda não se sabe quando isso pode acontecer

Vista da cidade do Rio de Janeiro (Foto: Matthew Stockman/Getty Images)
O que acontece com o Rio de Janeiro se as geleiras derreterem e o nível do mar aumentar? Um vídeo feito pelo Climate Central, uma ONG que defende ação contra as mudanças climáticas, mostra um futuro problemático para os cariocas: um Rio debaixo d'água.

O vídeo compara as projeções caso o aquecimento seja limitado a 2ºC com uma situação descontrolada, chegando a de 4ºC. Para mostrar o resultado, ele usa imagens de satélite do Google Earth. Para mostrar o cenário de 2ºC, eles consideraram um aumento de 4,9 metros no nível do mar, e para 4ºC, 9,3 metros. Confira o vídeo abaixo.


Há pouca dúvida de que o aquecimento global provocará o derretimento de geleiras e, consequentemente, o aumento do nível do mar. As dúvidas são sobre quando isso aconteceria. A ciência ainda não tem um cálculo preciso sobre isso. Pode ser que, com um aquecimento global de 3ºC, o nível do mar aumente 1 metro até o final do século. Essa é a previsão mais conservadora. Já a mais alarmista prevê um aumento de até 10 metros até 2100. Se isso acontecer, a maior parte das cidades litorâneas do planeta podem ficar debaixo d'água.

Segundo a Nasa, o nível do mar está aumentando, todos os anos, em uma média de 3 milímetros por ano. Mas não é um aumento linear. Alguns anos sobe mais, outros menos. Desde o início das medições, em 1870, o nível do mar já subiu 20 centímetros. Limitar o aquecimento a 2ºC (ou 1,5ºC), como está sendo negociado na Conferência de Paris, é uma forma de evitar o avanço do mar nas cidades costeiras do planeta.

Fonte: Época

Comentários

Mais visitados