Governo dos Açores avança com obras de proteção da orla costeira em todas as ilhas

PONTA DELGADA – O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, afirmou, em São Jorge, que o Governo dos Açores “está a avançar com diversas intervenções de proteção da orla costeira” em todas as ilhas dos Açores.

Fausto Brito e Abreu falava quinta-feira durante uma visita ao caminho municipal adjacente ao campo de jogos e à fábrica da Santa Catarina, na Calheta, onde será realizada uma obra de reforço de proteção costeira e a pavimentação da estrada, num troço de 250 metros.

“O lançamento do concurso público desta obra está previsto para os primeiros meses do próximo ano”, adiantou o Secretário Regional, acrescentando que “a revisão do projeto está a ser terminada e prevê a possibilidade de se articular esta intervenção com outras obras do Governo dos Açores, a decorrer neste concelho, nomeadamente no que diz respeito ao aproveitamento de material de aterro”.

Brito e Abreu reafirmou que “uma das prioridades” do Executivo Açoriano para 2016 é continuar o trabalho de proteção da orla costeira “para fazer face ao previsível impacto das alterações climáticas, nomeadamente a subida do nível do mar e o aumento de frequência de temporais”.

O Secretário Regional do Mar, que se fez acompanhar pelo Diretor Regional dos Assuntos do Mar, visitou também a Fajã dos Vimes, onde estão a decorrer obras de requalificação costeira, designadamente o prolongamento em 185 metros do muro de proteção que se inicia na zona do portinho e o reperfilamento do calhau rolado para garantir maior proteção à ação da agitação marítima.
Fonte: Local.pt

Comentários

Mais visitados