Engenheiro Marco Lyra mostra proteção costeira de Paulista em Conferência na cidade de Aveiro em Portugal



O Engenheiro Marco Lyra apresentará o trabalho “Proteção Costeira com uso do Dissipador de Energia Bagwall na praia de Pau Amarelo, Paulista, Pernambuco, Brasil” no VIII Congresso sobre Planeamento e Gestão das Zonas Costeiras dos Países de Expressão Portuguesa que se realizará no período de 14 a 16 de outubro de 2015, na Universidade de Aveiro, em Portugal.
No evento será realizada a 1ª Conferência Internacional – “Turismo em Zonas Costeiras – Oportunidades e Desafios”.

Segue abaixo o resumo do que será apresentado no Congresso:

O problema da erosão costeira no litoral do Paulista não foi corretamente sanado pelas inúmeras obras de proteção que foram edificadas nas décadas de 1990 e 2000. A construção de estruturas rígidas artificiais, aliada às alterações do suprimento sedimentar das praias, contribuiu para um recuo médio de 100 m da linha de costa do litoral do município ao longo dos últimos 10 anos.

Na década de 90, foram construídos espigões, quebra-mares e engorda artificial na praia do Janga. Após a construção das referidas obras, quatro trechos da orla intervencionada apresentaram forte processo erosivo numa extensão de 0,7 km. Ocorreu também a transferência do processo erosivo para a vizinha praia de Pau Amarelo, provocando destruição numa extensão de aproximadamente 5 km.

Com o agravamento do problema da erosão na orla do Paulista, inclusive ameaçando o histórico Forte de Pau Amarelo, a Prefeitura Municipal utilizou como mitigação a construção de um Dissipador de Energia Bagwall, para contenção da erosão costeira na praia de Pau Amarelo. 

Este trabalho apresenta os resultados positivos obtidos após um ano da construção da referida obra de contenção, através do diagnóstico feito no monitoramento da área antes, durante e após a conclusão da intervenção, indicando que a estrutura rígida construída na praia cumpriu seu papel durante o período monitorado, cujo objetivo principal foi a contenção do recuo da linha de costa.

Fonte: Blog das PPPs

Comentários