Erosão do mar preocupa moradores de Conceição da Barra, ES

Audiência com Ministério Público vai definir medidas emergenciais.Prefeitura afirma que não possui recursos para realizar obras sozinha.

Casa de Jusmar foi destruída pela erosão do mar no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Casa de Jusmar foi destruída pela erosão do mar
(Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Os moradores de Conceição da Barra, no litoral Norte do Espírito Santo, estão preocupados com a erosão marítima na região. A praia de Guaxindiba é a mais afetada pela erosão, que já acontece há mais de 20 anos. O secretário de Meio Ambiente do município afirmou que não possui recursos para realizar obras que diminuam os estragos provocados pelo avanço do mar. No dia 18 de março, o Ministério Público Federal no estado (MPF-ES) vai fazer uma audiência pública junto com o governo do estado, moradores e comerciantes de Guaxindiba para discutir medidas emergenciais.

O pescador Jusmar Prates perdeu a casa na orla de Conceição da Barra por conta da erosão. Hoje, o pescador precisa da ajuda da prefeitura para ter onde morar. "A gente alertou o máximo as autoridades competentes. Eles não fizeram nada e aconteceu isso aí", contou.

O problema da erosão marítima acontece há mais de 20 anos no município. Cinco quebra-mares já foram construídos e contiveram a ação do mar nas regiões da Bugia e Centro. Apesar disso, há três anos a praia de Guaxindiba começou a ser destruída.

Um estudo feito pelo departamento de Geologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) apontou que a voz do rio Cricaré repõe os materiais sedimentares até o quarto pier construído. A partir dali isso não acontece e provoca a erosão.

A obra de contenção foi inaugurada em dezembro de 2010. Três meses depois, a Defesa Civil do município identificou que longe do rio Cricaré o problema recomeçava. "Em março de 2011 nós constatamos primeiro o sinal de erosão. A partir disso a gente construiu documentos e fomos informando o que estava acontecendo ao ponto que foi agravando tanto que o município já decretou situação de emergência nessa área a partir do final de 2011 até então", disse Jalmar Greis, da Defesa Civil.

O secretário de Meio Ambiente de Conceição da Barra, André Tebaldi, disse que já solicitou obras urgentes para a região, mas não há previsão de quando possam ser executadas."Se não tivesse feito a obra de contenção do Centro, hoje a cidade toda estaria comprometida. Já encontra-se em projeto a estrutura de mitigação dos efeitos dos impactos da erosão marinha na região, só que é uma obra cara que o município não tem recursos para investir. A gente vem trabalhando junto com o governo do estado para dar o suporte", afirmou.

Audiência pública
No dia 18 de março, o Ministério Público Federal vai fazer uma audiência pública junto com o governo do estado, moradores e comerciantes em Guaxindiba. A reunião vai definir as medidas emergenciais para conter a erosão e debater o projeto definitivo de contenção do mar. Esse projeto ainda está sendo estudado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Fonte: G1

Comentários