Odemira debate o litoral (Portugal)

ODEMIRA – “Odemira debate o litoral” é o tema do colóquio que irá decorrer em Odemira, no dia 14 de fevereiro, pelas 9.30 horas, no auditório da Biblioteca Municipal José Saramago, com o objetivo de reunir investigadores, entidades públicas e privadas e o público em geral, em torno de questões como a erosão costeira, a poluição dos oceanos, a agricultura como fonte de poluição marinha, as áreas marinhas protegidas e cidadania/educação ambiental.

Esta é uma iniciativa da responsabilidade do Município de Odemira, promovida no âmbito do Programa Bandeira Azul 2015. A participação será livre.

O primeiro painel terá como temas a “Erosão Costeira” (João Alveirinho Dias, Universidade do Algarve), “Impactes do lixo marinho nos oceanos” (Filipa Ferro, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa), “Agricultura como fonte de poluição marinha” (Eugénio Sequeira, LPN – Liga para a Proteção da Natureza) e “Áreas marinhas protegidas” (João Castro, Universidade de Évora).

No segundo painel, com início marcado para as 15.00 horas, serão debatidos os temas “Lixo Marinho, um problema global” (Isabel Palma, Associação Portuguesa de Lixo Marinho), “Cidadania Ambiental” (Simão Acciaioli, Brigada do Mar), Projecto Coastwatch (representante do GEOTA) e Educação Ambiental, ferramenta para a sustentabilidade (Nuno Sequeira, Quercus).

O território tem uma frente de costa de cerca de 50km, integrada na área do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, com áreas de proteção marinha e da Rede Natura, com grande atratividade para o turismo de natureza e de praia. As praias odemirenses têm sido galardoadas com a Bandeira Azul (ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa) e Praia Dourada (QUERCUS), símbolos que atestam a sua qualidade.

Fonte: Local.pt

Comentários