Autarca de Viana diz que requalificação da Praia Norte nasceu com antecessor (Portugal)

17:08 Marco Lyra | Engenheiro Civil | Especialista em Obras de Defesa Costeira. 0 Comentarios


O presidente da Câmara de Viana do Castelo afirmou hoje que o projeto de requalificação da Praia Norte nasceu em 2008, durante o último mandato do seu antecessor e, foi amplamente discutido pela comunidade local nos anos seguintes.

"Em 2008 era eu próprio que representava o concelho na administração da sociedade Polis Litoral Norte, por indicação do anterior presidente Defensor Moura, altura em que o projeto começou a ser preparado", afirmou José Maria Costa.

Em causa está uma empreitada de defesa e combate à erosão costeira, num investimento de 2,6 milhões de euros, prevista no âmbito da sociedade Polis Litoral Norte.

A intervenção tem sido contestada numa página criada no `facebook` onde é reclamada a apresentação e discussão pública do projeto, sendo que um dos subscritores é o ex-autarca, Defensor Moura.

No comentário que adicionou aquela página, Moura afirmou não conhecer bem o projeto, mostrando-se preocupado com o mesmo.

"Pela microplanta que vi no `facebook` e pelo texto que li, fiquei preocupado com a intervenção e gostaria de ver melhor o que se pretende fazer", lê-se na mensagem colocada nas redes sociais.

Questionado hoje pelos jornalistas, à margem da reunião ordinária da Câmara, José Maria Costa sublinhou "a importância dos movimentos de cidadania" mas afirmou que "o que está hoje a ser executado foi programado e pensado", durante último mandato do ex-autarca.

"O que estamos a fazer hoje é o plano de urbanização da cidade aprovado há dois mandatos e que também decorre da proposta que a Câmara, em 2008, enviou para a Polis Litoral Norte para executar", explicou.

José Maria Costa adiantou que "os projetos foram apresentados e discutidos em 2009 e 2010, em dois fóruns intitulados "Encontros do Litoral", onde participaram centenas de pessoas".

O autarca afirmou que "se houve projeto transparente foi o da requalificação da Praia Norte", que incluiu a abertura de concurso público "ao qual concorreram oito propostas, tendo o júri selecionado uma que passou à fase de projeto".

Garantiu que o projeto de requalificação além de travar a erosão costeira vai "quadruplicar" o espaço público daquela zona balnear, criando zonas de lazer, desporto e cultura bem como espaços de restauração e hotelaria para aproveitar o potencial turístico daquela zona.

Adiantou que os projetos de arquitetura de todos os espaços que vão nascer serão "exigentes" para que aquela praia seja "um símbolo de qualidade".

"Queremos que a Praia Norte seja um elemento de valorização do concelho e o nosso brinquinho. Podem estar descansados que não vamos dar cabo do brinquinho a ninguém", afirmou.

Fonte: RTP notícias

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga