Seminário Internacional “Gestão da Orla Costeira” decorre dias 6 e 7 de Novembro em Fão (Portugal)

thumbnail_3rika
 
ESPOSENDE – O Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia, Jorge Moreira da Silva, e o Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, vão marcar presença no Seminário Internacional “Gestão da Orla Costeira – Perspetivas para uma nova abordagem”, que o Município de Esposende, em colaboração com a empresa municipal Esposende Ambiente, o Núcleo Regional do Norte da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos e a Sociedade Polis Litoral Norte, vai realizar nos dias 6 e 7 de novembro, no Hotel Ofir, em Fão, Esposende.

Jorge Moreira da Silva vai encerrar o evento, no dia 7, sexta-feira, pelas 12h30, e Paulo Lemos vai estar na sessão de abertura, agendada para o dia 6, quinta-feira, às 9h30, a qual contará igualmente com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, do Presidente do Núcleo Regional do Norte da APRH, Francisco Taveira Pinto, do Presidente Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – Norte, Emídio Gomes, da Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Manuela Matos, da Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Paula Sarmento, e do Presidente da Sociedade Polis Litoral Norte, Pimenta Machado.

O evento, no qual estão inscritos mais de três centenas de participantes, vai reunir investigadores, cientistas e personalidades, portugueses e estrangeiros, de reconhecido mérito na temática da erosão costeira. Pretende-se apresentar e discutir técnicas atuais e inovadoras de monitorização, conservação e proteção costeira, bem como ilustrar a sua importância nos processos de planeamento e gestão da zona costeira nas dimensões ambiental, social, económica e cultural. A expetativa é que sejam colhidos contributos que permitam dar passos objetivos no sentido de melhor se definirem políticas e estratégias eficientes para a zona costeira, melhorando a gestão do litoral e o combate à erosão costeira no contexto da agenda técnica e política nacional.

No dia 6, a abrir os trabalhos, pelas 11h30, o Presidente da Sociedade Polis Litoral Norte, Pimenta Machado, vai fazer a apresentação do “Programa POLIS Litoral Norte – Planos, Projetos e Empreitadas”. Da parte da tarde, às 14h30, vão abordar-se as “Potencialidades e desafios das zonas costeiras”, um debate moderado pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa. Francisco Taveira Pinto, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto vai fazer o “Enquadramento da Erosão Costeira em Portugal”, António Sanches do Valle, da WW Consultores de Hidráulica e Obras Marítimas, S.A, abordará os “Problemas de Erosão Costeira da costa ocidental portuguesa. Causas e (in)decisões”, José da Silva Pinho, da Universidade do Minho, debruçar-se-á sobre a “Erosão Costeira: Monitorização e modelação” e Teresa Gamito, Consultora em Desenvolvimento Sustentável e Estratégico do Território, abordará a temática “Conhecer bem para gerir melhor”. Para as 16h30 está agendada nova sessão, subordinada ao tema “A perspetiva das entidades locais”, que terá como moderador Benjamim Pereira, Presidente do Município de Esposende, e como intervenientes Pimenta Machado, Diretor da Administração da Região Hidrográfica do Norte, Rogério Rodrigues, Diretor do Departamento de Áreas Protegidas do Norte, Comandante Pato Risso, Capitão do Porto de Viana do Castelo e Augusto Silva, Presidente da Associação de Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende.

O segundo dia de trabalhos inicia-se às 9h00, com o painel “Gestão do Litoral – Estratégias Nacionais “, moderado por Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, e no qual participarão como intervenientes Ribau Esteves, Presidente da OCEANO XXI – Cluster do Conhecimento e Economia do Mar, Filipe Duarte Santos, do Grupo de Trabalho do Litoral, Universidade de Lisboa (Faculdade de Ciências) e Veloso Gomes, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A partir das 11h00, decorre nova sessão de trabalhos, subordinada à temática “Território Sustentável e Resiliente – Experiências Internacionais”. Sob a moderação de Álvaro Carvalho, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – Norte, intervirão neste painel Leonardo Monzonís Forner, Coastal Department – Subdirección General para la Protección de la Costa Dirección General de Sostenibilidad de la Costa y el Mar Ministerio de Agricultura, Alimentación y Medio Ambiente Spain, que abordará a temática “Strategy for the Protection of the Coastal Area of Castellón, Spain”. Yann Deniaud, Chef de la Division Aménagement et Risques Naturels, CEREMA – Centre d’Études et d’Expertise sur les Risques, L’Environment, la Mobilité et l’Aménagement, Direction Technique Eau, Mer et Fleuves vai apresentar o tema “Coastal Erosion Management: the French Context” e Jan Mulder, Mulder Coastal Consultancy, que abordará a temática “Coastal management in the Netherlands: background, implementation and experience”.

A apresentação das conclusões está prevista para as 12h15 e estará a cargo de Francisco Taveira Pinto, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, estando o encerramento dos trabalhos previsto para as 12h30, com as intervenções do Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia, Jorge Moreira da Silva, e do Presidente da Câmara Municipal de Esposende. O programa do Seminário inclui ainda, no dia 7 à tarde, a visita técnica às praias de Belinho e de S. Bartolomeu do Mar, à Restinga de Ofir e à Praia de Ofir.
 
Fonte: local.pt

Comentários

Mais visitados