Avanço do mar na Praia do Iguape destrói calçadão e ameaça imóveis (CE)

A cada dia, a Praia do Iguape tem recebido menos visitantes e com a aproximação da alta estação turística, a preocupação dos proprietários de barracas só aumenta

Cercada por dunas, lagoas e manguezais, a Praia do Iguape, distante 45 quilômetros de Fortaleza, é conhecida pela calmaria de suas águas. Mas a situação está mudando. O mar já destruiu o calçadão e levou boa parte dos postes de energia. Os que restaram estão sem fios e prestes a cair. Muitas árvores também foram derrubadas pela ação forte da maré.

Quem tem casa no Iguape, já teve que colocar pedras e tapumes para conter o avanço da água. Segundo os moradores do local, antes desse problema, existiam 12 barracas na praia, mas agora, apenas metade continua funcionando. A cada dia, a Praia do Iguape tem recebido menos visitantes, e com a aproximação da alta estação turística, a preocupação dos proprietários de barracas só aumenta.

Os pescadores também se sentem prejudicados, já que falta espaço na praia para deixar as jangadas, quando eles chegam do mar. De acordo com a comunidade do Iguape, desde 2011, o mar já avançou cerca de 200 metros.
 
Fonte: tribunadoceara.uol.com.br

Comentários

Mais visitados