Deputado PSD satisfeito com arranque das obras de proteção costeira na Figueira (Portugal)

O deputado social-democrata Maurício Marques mostrou-se satisfeito com o arranque das obras deproteção da orla costeira em Buarcos, na Figueira da Foz, que eram reclamadas há cerca de uma década.

Maurício Marques, que integra a Comissão Parlamentar do Ambiente e preside à Comissão Política Distrital do PSD de Coimbra, disse que as últimas intempéries fizeram aumentar as preocupações sobre a vulnerabilidade da faixa costeira portuguesa, que precisava de uma intervenção.

“O Governo teve sensibilidade para a questão e foi capaz de realizar obras, algumas previstas há mais de 10 anos, como era o caso da Figueira da Foz”, salientou o deputado, que sábado visitou as obras em curso.

Uma das intervenções já se iniciou, na Tamargueira, na zona de Buarcos, e outra a sul, abrangendo as localidades de Cova Gala, Lavos e Leiros, está prestes a iniciar-se.

A obra da Tamargueira consiste numa proteção costeira longitudinal numa extensão de 130 metros e na colocação do enrocamento com fundação de muro de betão armado e reposição do perfil do areal.

Segundo um documento da secretaria de Estado do Ambiente, a que a agência Lusa teve acesso, prevê-se a sua conclusão até final do ano.

A outra obra corresponde à reabilitação dos esporões e das estruturas longitudinais aderentes da Cova-Gala, de Lavos e da Leirosa e do cordão dunar entre a Leirosa e a Ribeira do Estremal.

A empreitada foi consignada no dia um de setembro, com um prazo de execução de nove meses, pelo que a sua conclusão está prevista para maio de 2015.

As duas intervenções representam um investimento de cerca de três milhões de euros, com financiamento comunitário de 85 por cento.
 
Fonte: http://www.asbeiras.pt

Comentários

Mais visitados