JAUÁ :Obras de enrocamento entram na segunda fase (Camaçari - BA)



As obras de enrocamento marítimo em Jauá entraram na segunda fase. As intervenções são realizadas no final da avenida Beira Mar e, atualmente as equipes trabalham com a construção da alvenaria, que consiste em escavar a areia da praia em um metro de profundidade e seis de comprimento para colocar pedras detonadas que pesam acima de uma tonelada e tem ângulo de 30 graus.

A previsão é de que esta etapa seja concluída dentro de dois meses, isto porque as obras só são realizadas em períodos de maré baixa e, portanto, os serviços são executados, em média, durante cinco horas por dia.

Após a conclusão de todo o serviço que vai beneficiar, além da avenida Beira Mar, a avenida Atlântica, a Seinfra (Secretaria da Infraestrutura) fará a pavimentação asfáltica e colocação de passeio na extensão das duas avenidas.

“As obras da primeira etapa já surtiram efeito muito positivo. Conheço algumas pessoas que há alguns meses desistiram de alugar casa nessa região por receio da água do mar invadir as residências, mas que ao saberem das obras voltaram e já estão aproveitado Jauá”, informou o morador da localidade há 4 anos, Weliton da Conceição, de 39 anos, que também é proprietário de uma barraca na avenida Beira Mar.

A urgência da execução da obra e a preocupação da Prefeitura em executá-la o quanto antes foram ressaltadas pelo encanador e morador da localidade há 11 anos, Claudemir Santos, de 41 anos. “Está é uma obra importante para a população de Jauá, estamos satisfeitos e aguardando toda conclusão”, disse.

O enrocamento marítimo é uma contenção cujo objetivo é reduzir o impacto da água do mar no muro de proteção para que ele não seja danificado e consequentemente a água não atinja a via e as residências próximas. O projeto foi realizado pelo especialista mundial em obras marítimas Aleixo Belov.

No total, 20 homens realizam o trabalho e contam com o apoio de duas máquinas. A Prefeitura aguarda a licença de órgãos ambientais para realizar o mesmo serviço na praia das localidades de Guarajuba e Arembepe.

Fonte:  Correio Regional

Comentários