Mar volta a avançar na região de Guaxindiba, em Conceição da Barra (ES)

Segundo o empresário Charles Eugene Lefevre, a água já está a 60 centímetros dos fundos da pousada dele e pode subir ainda mais nesta noite
Mar volta a avançar na região de Guaxindiba, em Conceição da Barra - Crédito: Christopher Ribeiro
A maré voltou a subir na noite dessa quinta-feira (29) em Conceição da Barra, no Norte do Estado, e pegou de surpresa donos de pousadas da Praia de Guaxindiba. Segundo o empresário Charles Eugene Lefevre, a água ultrapassou a barreira de contenção e chegou a 60 centímetros do muro da pousada dele, na Avenida Atlântica. A previsão é de que a situação piore na noite desta sexta (30).

"Geralmente, a maré sobe em abril e novembro. E, normalmente, o segundo e o terceiro dia são os piores. Acabamos de reformar os fundos da pousada e está acontecendo isso novamente". No ano passado, o mar destruiu a área dos fundos do estabelecimento. Na época, foram colocados eucaliptos e sacos de areia para tentar conter o avanço da água.

De acordo com o empresário, o problema é antigo e tem relação com a obra feita na região da Bugia. "Acredito que a área da Bugia foi mal planejada. Toda a força da água está indo agora para as pousadas e para os quiosques", afirmou.

O empresário Mário Júnior, dono de outro pousada na Praia de Guaxindiba, disse que o mar avançou mais um metro de ontem para hoje e a situação é desesperadora. "A situação se agravou depois que foi concluída a obra de contenção, que transferiu a energia do mar para a área de Guaxindiba. Em janeiro de 2011, um mês após a entrega da obra, começou o processo erosivo".

No tarde desta sexta-feira (30), um abaixo-assinado com 1,3 mil assinaturas será entregue ao governador do Estado. Renato Casagrande estará no município para fazer a entrega de um reservatório de água tratada e de duas estações elevatórias.

"Sabemos da existência da elaboração de um projeto, mas o mar não pode esperar. Precisamos de uma ação emergencial. Patrimônio de muita gente já foi destruído e quem perde é todo mundo", afirmou Mário.

A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Conceição da Barra, mas a prefeitura ainda não se manifestou sobre o problema na região.

As obras

A praia da Barra ganhou um espigão e cinco quebra-mares, com a obra de R$ 50 milhões. Também foi feita uma reposição de areia ao longo de 1.700 metros de praia. As obras começaram em setembro de 2009 e foram entregues à população pelo Governo do Estado em dezembro de 2010. (Com informações de A Gazeta)
 
Fonte: GAZETA ONLINE

 

Comentários