Após aplicação do bagwall, Prefeitura do Paulista inicia recuperação da estrutura física da orla do Janga (PE)

Obras de contenção no Janga são retomadas. Foto: Divulgação
Obras de contenção no Janga são retomadas. Foto: Divulgação
Após concluir a etapa de construção do bagwall para conter o avanço do mar na praia do Janga, a Prefeitura do Paulista iniciou nesta semana o processo de reurbanização da estrutura física da orla marítima do bairro. A Secretaria Municipal de Infraestrutura está realizando intervenções ao longo de 700m do calçadão que foi devastado pela força da natureza ao longo dos últimos anos. O trabalho segue até o mês de julho e faz parte de um convênio celebrado com o Ministério da Integração Nacional.

O primeiro ponto que está recebendo as obras fica na altura do Bar do Bebeto, situado entre as ruas Betânia e Henrique Justa. Esse trecho inicial possui extensão de aproximadamente 215 metros. A empresa responsável pelo serviço concentra os esforços na aplicação do piso de tijolos intertravados e na recuperação da faixa de rolamento da Av. Beira-Mar, na altura do n.º 1.577.

A reurbanização da orla será executada ao longo dos quatro pontos onde a prefeitura adotou a técnica do bagwall para conter o avanço do mar. Com a iniciativa, a atual gestão do Paulista vai devolver aos banhistas e moradores o passeio público e a faixa de rolamento de veículos.

Contenção - Graças à aplicação da técnica bagwall em pontos considerados críticos da zona litorânea, a Secretaria Municipal de Infraestrutura conseguiu estancar uma problemática antiga da orla do Janga, o avanço do mar. A estrutura, que se assemelha a uma arquibancada de estádio de futebol, já foi erguida ao longo de quatro pontos, protegendo a área degradada nos últimos anos. Os trechos beneficiados Bar do Bebeto, Restaurante Mexilhão, Campo de Society do Zebra e Hospital Nossa Senhora do Ó, fazem parte de uma área turística muito visitada no período do verão.
Fonte: DP

Comentários