Avanço do mar destrói barracas e muros de casas em Aquiraz, no Ceará

Moradores e comerciantes do local reivindicam obras de contenção.
Turismo também está sendo prejudicado, segundo comerciantes.


O avanço do mar, na Praia do Iguape, em Aquiraz, no Ceará, destruiu barracas, invadiu casas de veraneio e ameaça outras construções nos últimos anos. Segundo a Prefeitura de Aquiraz, a destruição prejudica o turismo e Moradores e comerciantes estão apreensivos.

Segundo os moradores, o mar avançou pelo menos 200 metros desde 2011. O pescador Jairo Gondim da Silva diz que, com o avanço do mar, quase tudo na orla foi destruído, "de calçadão a postes de energia". “Tinha um calçadão bem aqui. Havia postes de energia que para gente era uma alegria. O mar acabou com tudo”, conta.

Remoção das barracas
De acordo com a prefeitura de Aquiraz, a partir desta segunda-feira (10), as barracas que atingidas pelo avanço do mar serão removidas. Um dos locais sondados para essa possível mudança é um terreno pertencente à união que fica no entorno da praia.

A administração afirma que uma equipe de fiscais atua em toda a faixa litorânea orientando e punindo as barracas irregulares. mas não informou que providências serão tomadas na tentativa de conter o avanço do mar.

Pesca prejudicada

O pescador acrescenta também que com o problema falta espaço para jangadas. “O espaço é tão pequeno que ficam quatro jangadas, uma atrás da outra. Vão para o mar uma de cada vez. Atrapalha o dia do pescador”, diz.

A força do mar também já levou muitos muros de casas e estabelecimentos comerciais. A barraca do comerciante Lucas Evangelista está praticamente destruída. “Há três anos estamos sofrendo com essa situação. Hoje, nós comerciantes e pescadores sofremos com a situação, mas amanhã pode ser os moradores”, diz Lucas Evangelista.

O comerciante Neudo Damasceno já perdeu três barracas e diz que não sabe até quando a quarta barraca vai resistir ao avanço do mar. "A cada ano temos prejuízo. Já estou na quarta barraca.Todos somos pais de família e por causa desse problema estamos perdendo clientes", desabafa.
 
Fonte: G1

Comentários

Mais visitados