Moradores aprovam intervenção feita no litoral (AL)

Barra de Santo Antônio – O farmacêutico Milson Maurílio de Macêdo não tem dúvidas de que o barra-mar construído em 2013 pela prefeitura municipal impediu que a erosão marinha avançasse sobre a costa da Ilha da Croa que, na verdade, é uma península (tem conexão com o continente) banhada pelo oceano atlântico e o rio Santo Antônio.

A mesma convicção tem o caseiro José Carlos dos Santos, 42 anos, que cuida de um imóvel de veraneio na orla marítima da Ilha da Croa.

“O dono da casa perdeu a piscina e três coqueiros. Uma boa parte do terreno teve de ser ocupada para dar lugar ao cais, mas foi por uma boa causa. Hoje, a casa está protegida”, afirmou Carlos.

O assessor técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), João Lessa de Azevedo, avalia que a obra, licenciada pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, se adaptou muito bem ao local, possibilitando, inclusive, a engorda da praia, ou seja, a recomposição dela.

De qualquer forma, ele não aconselha realizar intervenções nas linhas de costa usando como material o concreto. “O ideal é fazer o engordamento da praia com areia adequada. Para isso, é necessário se fazer um levantamento de jazidas para a captação desse material, fazer um estudo, definir os locais que vão receber a engorda e ficar fazendo a manutenção sempre”, recomendou Lessa.
 
Fonte: Gazeta de Alagoas

Comentários

Mais visitados