Obras de avanço do mar na Praia do Janga começam nesta segunda (PE)

As obras de contenção do avanço do mar na Praia do Janga, em Paulista, no Litoral Norte, serão iniciadas nesta segunda-feira. O prefeito do município, Junior Matuto (PSB) assina ordem de serviço para realização dos trabalhos. A prefeitura optou pela técnica bagwall para proteger a área degradada pela erosão costeira em cinco pontos considerados críticos da orla marítima. Ao todo, 500 metros da faixa de areia serão protegidos com a intervenção. O trabalho tem início após o ato do chefe do Executivo no trecho da praia que fica entre as ruas Henrique Justa e Betânia. A iniciativa é fruto de parceria com o Ministério da Integração Nacional. O investimento gira em torno de R$ 13 milhões.

Além da construção do bagwall, a atual gestão municipal vai realizar a manutenção em um trecho de 2,2 km da orla que já possui a técnica de enrocamento aderente na contenção do avanço do mar. O trecho contemplado tem início na Rua Aureliano Arthur Soares Quintas, no Janga, e segue até a Rua Nossa Senhora Aparecida, em Pau Amarelo. Essa área jamais recebeu algum tipo de intervenção dessa natureza. O trabalho será coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.

O projeto prevê ainda a ampliação em 520 metros do trecho já iniciado da obra de contenção do avanço do mar em Pau Amarelo. Com a iniciativa, a área protegida será superior a 2,5 km de extensão. A intervenção está, atualmente, num trecho da praia que fica após o Forte de Pau Amarelo. O trabalho também é fruto de parceria com o Governo Federal. A assinatura da ordem de serviço acontece às 8h, na Av. Beira-mar, s/n, Janga (em frente ao Bar do Bebeto – O acesso pode ser feito pelas ruas Betânia e Justa Henrique).
 
Fonte: DPnet

Comentários

Mais visitados