Obra de engorda será refeita (PE)

17:14 Marco Lyra | Engenheiro Civil | Especialista em Obras de Defesa Costeira. 0 Comentarios


Prefeitura de Jaboatão identificou erosão em três trechos ao longo da orla que já tinha ganho faixa de areia
 
Trecho apresenta desnível em função da força do mar. Após a conclusão dos reparos, será  construído o Parque Linear de lazer e entretenimento (WAGNER OLIVEIRA/DP/D.A PRESS)
Trecho apresenta desnível em função da força do mar. Após a conclusão dos reparos, será construído o Parque Linear de lazer e entretenimento
Os moradores da orla de Jaboatão dos Guararapes terão que esperar mais um pouco para ter de volta toda a faixa de areia ao longo dos 5,8 km que passaram pelo trabalho de engorda. Três pontos de erosão foram identificados e serão refeitos. De acordo com a prefeitura, os trechos que passarão por novos reparos representam cerca de 10% do total da obra. Os locais apresentaram fuga de areia em função da força do mar após o serviço de engorda. Hoje é possível perceber o declínio na faixa de areia. Os trechos ficam na Foz do Rio Jaboatão (Barra de Jangada), em frente à curva do Sesc e nas proximidades do Hotel Golden Beach.

Apesar de a orla ter que passar por novas obras, a prefeitura anunciou também que dará início à segunda etapa da requalificação com a construção de um Parque Linear, em toda a extensão da orla da cidade, que compreende 8 km. Na próxima terça-feira, será feita a abertura das propostas técnicas para que seja iniciada o processo de licitação para o parque.

Segundo a prefeitura, os trechos que apresentaram o problema de erosão estavam sendo analisados. Para o prefeito Elias Gomes, o problema será resolvido em, no máximo, três meses. “Como já era um problema possível, que é fruto da vulnerabilidade de áreas onde não há os arrecifes naturais, a solução será rápida. Até 30 de novembro, nós teremos o projeto executivo e iremos, a partir daí, executar a intervenção física. Esperamos um mês pelo projeto e em torno de 60 dias para a execução dessas intervenções pontuais. Isso porque 90% da intervenção está saudável”, afirmou. Até agora, R$ 41,5 milhões foram gastos na recuperação das praias de Jaboatão. A engorda dos 5,8 quilômetros de praia teve início no mês de fevereiro.

Parque

Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Jaboatão, Fátima Lacerda, o Parque Linear será construído ao longo dos 8 km de extensão da orla. O equipamento irá oferecer lazer, esporte, arborização, calçadas, ciclovia, quiosques e estações de banho para cadeirantes. “Não teremos passagem para veículos na nova orla”, disse Fátima.

Fonte: Diário de Pernambuco
 

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga