Obra de engorda será refeita (PE)

Prefeitura de Jaboatão identificou erosão em três trechos ao longo da orla que já tinha ganho faixa de areia
 
Trecho apresenta desnível em função da força do mar. Após a conclusão dos reparos, será  construído o Parque Linear de lazer e entretenimento (WAGNER OLIVEIRA/DP/D.A PRESS)
Trecho apresenta desnível em função da força do mar. Após a conclusão dos reparos, será construído o Parque Linear de lazer e entretenimento
Os moradores da orla de Jaboatão dos Guararapes terão que esperar mais um pouco para ter de volta toda a faixa de areia ao longo dos 5,8 km que passaram pelo trabalho de engorda. Três pontos de erosão foram identificados e serão refeitos. De acordo com a prefeitura, os trechos que passarão por novos reparos representam cerca de 10% do total da obra. Os locais apresentaram fuga de areia em função da força do mar após o serviço de engorda. Hoje é possível perceber o declínio na faixa de areia. Os trechos ficam na Foz do Rio Jaboatão (Barra de Jangada), em frente à curva do Sesc e nas proximidades do Hotel Golden Beach.

Apesar de a orla ter que passar por novas obras, a prefeitura anunciou também que dará início à segunda etapa da requalificação com a construção de um Parque Linear, em toda a extensão da orla da cidade, que compreende 8 km. Na próxima terça-feira, será feita a abertura das propostas técnicas para que seja iniciada o processo de licitação para o parque.

Segundo a prefeitura, os trechos que apresentaram o problema de erosão estavam sendo analisados. Para o prefeito Elias Gomes, o problema será resolvido em, no máximo, três meses. “Como já era um problema possível, que é fruto da vulnerabilidade de áreas onde não há os arrecifes naturais, a solução será rápida. Até 30 de novembro, nós teremos o projeto executivo e iremos, a partir daí, executar a intervenção física. Esperamos um mês pelo projeto e em torno de 60 dias para a execução dessas intervenções pontuais. Isso porque 90% da intervenção está saudável”, afirmou. Até agora, R$ 41,5 milhões foram gastos na recuperação das praias de Jaboatão. A engorda dos 5,8 quilômetros de praia teve início no mês de fevereiro.

Parque

Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Jaboatão, Fátima Lacerda, o Parque Linear será construído ao longo dos 8 km de extensão da orla. O equipamento irá oferecer lazer, esporte, arborização, calçadas, ciclovia, quiosques e estações de banho para cadeirantes. “Não teremos passagem para veículos na nova orla”, disse Fátima.

Fonte: Diário de Pernambuco
 

Comentários

Mais visitados