Avanço do mar preocupa comunidade de Barreiras da Sereia em Icapui (CE)

Moradores da comunidade de Barreiras da Sereia, em Icapuí, no litoral Leste do Ceará, estão preocupados como o problema do avanço do mar, que já destruiu diversos trechos da praia e atingiu uma escola.

Representantes da comunidade estiveram reunidos na última sexta-feira (15) com lideranças políticas, entre elas o deputado federal José Airton Cirilo, o prefeito Jerônimo Reis, vereadores, entre outros.

O deputado José Airton lembrou que em fevereiro deste ano esteve reunido com o Ministro da Integração, Fernando Bezerra para tratar do assunto. Na ocasião foi discutida a contenção do avanço do mar nas praias de Icapuí, referente à liberação da segunda etapa do muro de contenção do avanço do mar na comunidade de Barrinha em Mutamba, bem como, a liberação da segunda etapa da praia de Barreiras da Sereia, que é a comunidade mais afetada com o avanço das marés.

Também foi solicitada a liberação de recursos para as praias de Peroba e Redonda. Esses projetos já foram elaborados pela Labomar da Universidade Federal do Ceará (UCF), através do engenheiro Luís Parente.

O ministro se comprometeu e disse que assim que a prefeitura entregasse o projeto executivo de Barrinhas e de Barreiras e o Ministério reconhecesse a calamidade pública pelo município e quando os projetos forem aprovados seriam imediatamente liberados os recursos para o reinício destas obras. Um total de cerca de R$ 24 milhões de reais.
 
Fonte: www.cearanews7.com.br

Comentários

Mais visitados