Avanço do mar em Atafona é alvo em São João da Barra, RJ

Equipe do IPNH vai realizar estudo para viabilidade da contenção do mar.
Técnicos permanecem na cidade até o próximo dia 20.


O município de São João da Barra, no Norte Fluminense, recebe nesta quarta-feira (9), a partir das 14h, uma equipe de sondagem do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). O grupo é formado pelo engenheiro Wagner Scisinio e pelos técnicos Roberto Machado, Ricardo Pacheco, Alencar Tancredo e Rodrigo do Nascimento. Eles vão ficar no município até o dia 20 de outubro e, nesse período, vão realizar um estudo sobre a viabilidade de um projeto que possa conter o processo de avanço do mar em Atafona, na foz do rio Paraíba do Sul.

Em junho, o diretor do INPH, Domenico Accetta, realizou a primeira visita técnica ao local. Na ocasião, ele fez um relatório prévio que aponta para a possibilidade de uma obra de engenharia oceanográfica para reverter o problema, iniciado há mais de quatro décadas.

Segundo a conclusão do relatório feita após a primeira visita técnica, "um ponto importante do estudo será a análise da variação da vazão nas últimas décadas, para qualificar a influência do desvio das águas a montante, na vazão que chega à foz do Paraíba do Sul". O relatório também cita que para se alcançar o projeto de proteção ideal para o local serão feitos levantamentos batimétricos, perfis de praia, análise e dados de ondas e ventos e estudos de modelagem matemática.
 
Fonte: G1

 

Comentários

Mais visitados