Draga começa a operar esta tarde nas obras de engorda das praias de Jaboatão (PE)

Começa hoje a dragagem de areia para engorda das praias. Foto: Prefeitura de Jaboatão/ Divulgação
Começa hoje a dragagem de areia para engorda das praias. Foto: Prefeitura de Jaboatão/ Divulgação
Após dois dias de operações experimentais, começa a operar na tarde desta sexta-feira a draga que irá trazer a areia a ser utilizada na reconstrução das praias de Jaboatão dos Guararapes. Técnicos da prefeitura e da OAS, empresa responsável pela execução da obra, estarão na Praia de Barra de Jangada, antes da Ponte do Paiva, para acompanhar a operação da draga.

A engorda das praias de Jaboatão dos Guararapes é a etapa mais esperada das obras de contenção do avanço do mar. O alargamento será feito em trechos de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, numa área de 5,3 quilômetros, entre a foz do Rio Jaboatão e a Igrejinha de Piedade. Nas áreas críticas, a faixa de areia ficará entre 30 e 40 metros mais larga. A engorda custará R$ 41,8 milhões e deverá está pronta até a abertura do Verão, dentro de três meses.

O sistema de canos tem 1,6 quilômetro e foi instalado num local conhecido como Prainha, na Praia de Barra de Jangada. Com isso, os engenheiros esperam reduzir os riscos de lesões nos canos e acidentes (causados por pedras) com a draga empregada na operação.
Apenas a tubulação de aço pesa 350 toneladas. São 125 canos, cada um deles com 12 metros. Outro complicador da engorda são as correntes marinhas, que podem mudar a tubulação de lugar. A instalação dos tubos envolveu um rebocador, lanchas, bote salva-vidas e quase 60 técnicos e maquinistas.

Pelo cronograma inicial, a engorda deveria ter começado em março. Mas a draga do Marrocos que seria usada quebrou e teve que ser substituída por outra da Dinamarca. “Acreditamos que não teremos mais atropelos. Com isso, esperamos recuperar o meio ambiente, oferecer uma nova oportunidade de lazer e até mesmo gerar empregos”, afirmou o secretário de Pavimentação e Drenagem de Jaboatão, Roberto Rocha. As obras acontecerão no sentido Sul/Norte de Jaboatão, primeiro em Barra de Jangada (1,5 km) e, depois, nas praias de Candeias (2 km) e Piedade (2 km).

A dona de casa Alice Melo, 55 anos, está acompanhando o fracionamento e a engorda da varanda do apartamento, em Candeias. “Antes, a expectativa era para que as obras começassem. Agora é de que elas sejam concluídas”.
 
Fonte: DP

Comentários

Mais visitados