Ministro da Integração Nacional vistoria obras de engorda da orla de Jaboatão dos Guararapes

Com investimento de R$ 41 milhões, a intervenção vai aumentar a faixa de areia, criando um sistema de contenção da erosão marinha

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, estará em Jaboatão dos Guararapes (PE), às 15h, desta sexta-feira (17), para acompanhar o andamento das obras da maior intervenção para engorda de praias realizada no Brasil. Na companhia do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, o ministro se deslocará até o canteiro instalado em Candeias para verificar uma nova etapa dos serviços.

A obra tem valor total de R$ 41 milhões, com 96% dos recursos oriundos do Ministério da Integração Nacional. A intervenção é pioneira no estado de Pernambuco e prevê a destinação de areia do fundo mar para um trecho com 5,8 quilômetros de extensão nas praias de Barra de Jangada, Candeias e Piedade. De acordo com a programação prevista pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, o ministro poderá ver a divisão do quebra-mar com a retirada das pedras por caminhões basculantes e engorda da praia com o descarregamento da areia dragada do fundo do mar.

Com a deposição da areia, as áreas beneficiadas terão uma faixa de 40 metros de largura, em média, em benefício de banhistas, turistas e moradores. A obra é necessária, inclusive, para a preservação dos imóveis situados à beira-mar. Serão movimentados quase um milhão de metros cúbicos de areia, o que equivale a 50 mil caminhões do tipo caçamba cheios. O material será retirado de uma jazida localizada na costa do Cabo de Santo Agostinho, a cerca de 14 quilômetros de distância do litoral de Jaboatão dos Guararapes.

A visita a Jaboatão dos Guararapes ocorre depois de uma semana com vários compromissos pelo Nordeste. Na quarta-feira (18), o ministro viajou para Juazeiro (BA) para a abertura da 24ª Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri). Na manhã desta sexta-feira, o ministro participa, na capital piauiense, da instalação Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento Grande Teresina. 
 
Fonte: Ministério da Integração Nacional

Comentários

Mais visitados