Erosão marinha na Baía Farta pode ser reduzida (Angola)

Baía Farta - O chefe de departamento nacional de estudos e análise de desastres do corpo de bombeiros, Carmo Monte negro, defendeu que a colocação de quebra-mar pode reduzir a erosão marinha que se regista regularmente na baia “São José”, na vila da Baía Farta, litoral de Benguela.

Falando à Angop à margem do seminário de gestão de desastres,dirigido a 38 administradores municipais adjuntos, ocorrido na Baía Farta de 06 a 10 do corrente mês, Carmo Monte Negro disse que a colocação de quebra-mar perpendicular à praia permite reduzir a força das ondas e travar a margem de progressão do mar para terra.

Dados apurados pela Angop indicam que a erosão marinha naquela baía regista-se regularmente de 10 em 10 anos, originando a progressão ou regressão do mar o que provocou a destruição de uma pescaria em Fevereiro de 1987.

O fenómeno, que se registou pela última vez em Março do ano passado, preocupa moradores do Bairro Cuba-Angola, adjacente à baía, assim como responsáveis da pescaria “Sede limitada” que receiam pela sua destruição.

Nos últimos anos, as autoridades administrativas da Baía Farta tencionam desalojar moradores do bairro cuba-Angola, visando prevenir danos humanos e materiais.

O seminário sobre gestão de desastres abordou temas sobre gestão de riscos, analise da lei de base de protecção civil, estudo de ameaça e vulnerabilidade de riscos, prevenção de desastres nas escolas, assim como manejo de eventos adversos.

O papel do ministério do ambiente na gestão de desastres, alterações climáticas e suas consequências, avaliação participativa para redução de riscos nas comunidades, estudo de ameaças e vulnerabilidade, classificação de ameaças e processos destrutivos e papel do sistema de informação geográfica na gestão de desastres foram outros temas abordados no seminário.

Durante o encontro, os formandos visitaram as áreas de risco na comuna do Dombe-Grande, que tem registado nos últimos anos danos humanos e materiais por causa das cheias do rio Coporolo.
 
Fonte: http://www.portalangop.co.ao

Comentários