Draga que fará engorda de praias em Jaboatão (PE) começa os trabalhos nesta quarta (15/05)

20:05 Marco Lyra | Engenheiro Civil | Especialista em Obras de Defesa Costeira. 0 Comentarios


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira (15), a draga que trará areia para a engorda das praias de Jaboatão dos Guararapes começa a operar. Após cumprir todas as determinações legais e receber as licenças da Capitania dos Portos e da Agência Estadual de Meio Ambiente, o equipamento dará início as suas atividades. A expectativa é que, às 4h, a embarcação saia do Porto de Suape em direção à praia de Piedade.

Um navio rebocador levará o tubo de 1,5 km, que está na orla de Piedade próximo à Igrejinha, até a draga. A tubulação, que está cheia de ar comprimido, será levada pela embarcação flutuando para não agredir o meio ambiente e acoplada à draga que a puxará até Barra de Jangada, local em que vai ser iniciado o bombeamento da areia. Nesse local, os tubos serão submersos. Após esse procedimento, que deve se estender até as 12h, o navio será desconectado e fará a primeira viagem até a jazida, a 14 km do litoral jaboatanense e a 2 km da praia de Pedra do Xaréu, no Cabo de Santo Agostinho.

A primeira viagem será experimental e servirá para calcular o tempo que a embarcação vai utilizar para fazer a dragagem da areia e o trajeto de ida e volta até o local onde inicia a tubulação. Após essa primeira viagem, a empresa irá divulgar o cronograma dos horários em que a draga vai bombear areia para a praia.

Projeto
Ao todo, será movimentado 1 milhão de metros cúbicos de areia para aumentar 5,3 quilômetros da faixa litorânea, que compreendem às praias de Barra de Jangada, Candeias e Piedade, em 35 a 40 metros de largura. Um investimento de cerca de R$ 41 milhões, com recursos do Ministério da Integração Nacional e do Município. Essa será a maior obra de engorda do Brasil em extensão, maior que Copacabana e Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, Iracema, em Fortaleza, e Piçarra, no Espírito Santo.

A draga, que irá fazer o transporte do material da jazida em alto mar a 2 KM da costa e 14 km de Jaboatão – nas imediações da praia de Pedra do Xaréu, no Cabo de Santo Agostinho, até a orla de Jaboatão, tem capacidade para 6 mil m³ de areia, vai trabalhar 24 horas por dia, e deve fazer de 3 a 4 viagens, movimentando algo em torno de 20 mil metros cúbicos por dia. Para transportar a areia da draga até o litoral, será utilizado um tubo móvel de ferro, com 1,5 km de comprimento.

Com informações da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes
Fonte: Diário de Pernambuco

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga