Mar "engole" praias de Norte a Sul (PE)

Ao contrário de Recife, Olinda, Jaboatão e Paulista demais cidades litorâneas não têm projetos de engorda
Em Enseada dos Corais, no Cabo, muros não conseguiram conter a força da água (FOTOS: ANNACLARICE ALMEIDA/DP/D.A PRESS)
Em Enseada dos Corais, no Cabo, muros não conseguiram conter a força da água

A placa em um dos muros em frente ao mar de Maracaípe, em Ipojuca, perdeu o sentido. Há cerca de três anos, o proprietário do imóvel, chateado com os abusos dos motoristas, fixou o aviso de que os carros parados ali estariam sujeitos a guincho. O mar avançou e, nos últimos meses, as ondas tomaram o lugar dos carros. Para proteger-se da força da água, o proprietário colocou um “paredão” de pedras junto ao muro, atitude comum em praias do litoral Norte e Sul do estado. E que, diferentemente das praias do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista, ainda não foram contempladas com projetos para o controle do avanço do mar. Na década passada, cerca de 1/3 das praias do estado sofriam com a erosão marinha.

Em Maracaípe, a ação das ondas mudou a rotina turística do lugar. A rota dos passeios de bugues para o pontal não é a mesma há meses, pois o mar tragou, em alguns trechos, até cinco metros da faixa de areia, derrubando postes de energia elétrica e parte de imóveis e arrancando a vegetação. “Perdemos um salão de sete metros”, reclamou a gerente da Pousada Brisas, Andréa Didier. Nas últimas semanas, revelou Andréa, as ondas têm engordado a faixa de areia, mas vê o “afago” do mar como passageiro. Por precaução, a pousada investiu quase R$ 28 mil em uma parede de pedra. E teme dias mais difíceis.

Esses dias já chegaram em Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, onde casas e apartamentos à beira-mar sofrem com o problema. A erosão é intensa no trecho mais ao Norte da praia. “Estamos vivendo a pior das situações”, resumiu o comerciante Luciano Silva da Costa, que há uma década reside no lugar. A realidade da praia impressiona. Muros de arrimo e escadas ruíram. Piscinas estão a palmos de despencarem na praia, pois as ondas, à medida que avançaram, escavaram as encostas, que medem até quatro metros de altura. Jardins e coqueiros do casario sumiram, nos últimos meses, em Enseada dos Corais.

SAIBA MAIS
O quanto o mar avançou

1/3 das praias do estado estão listadas com problemas de erosão marinha

24 praias foram listadas com dois tipos de erosão: moderada e intensa

14 praias apresentavam erosão intensa, como Piedade e Candeias, em Jaboatão, e Boa Viagem, no Recife

10 praias tinham erosão moderada

10 praias eram do Litoral Norte (entre Olinda e Goiana)

6 praias eram da RMR (Jaboatão, Recife, Olinda e Paulista, municípios incluídos no projeto de controle do avanço do mar (em execução)

8 praias eram do Litoral Sul, que vai do Cabo a São José da Coroa Grande

1914: Foram feitos os primeiros registros de erosão no litoral de Pernambuco. Os registros apontavam das consequências das obras de construção e ampliação do Porto do Recife sobre a orla de Olinda

Fonte: “Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro - Pernambuco”, estudo dos professores da UFPE Valdir do Amaral Vaz Manso, Paulo da Nóbrega Coutinho, Núbia Chaves Guerra e Carlos Fernando de Andrade Soares Junior

Fonte: DP

Comentários

Mais visitados