Mar avança em praias do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca (PE)

enseadac

Os problemas do avanço do mar em Pernambuco vão além do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista.

Se esses quatro municípios vêm ganhando projetos merecidos, o mesmo não se pode dizer de outras cidades pernambucanas.

Vimos os estrago em praias dos litorais Norte e Sul.

Abaixo, um relato de três praias do Sul. No caso, dos municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca.

Maracaípe, em Ipoujca retrata bem o quadro. A badalada praia de surf perdeu, em alguns trechos, cerca de cinco metros de areia. Muros, postes de energia elétrica, calçadas, salões de bares e pousadas foram destruídos pelas ondas.

A situação em Maracaípe levou ao fechamento de dois restaurantes e outros, como o Bar Estrela, a reduzir o número de funcionários.

“Temos quatro funcionários, mas tivemos dez”, disse Jacqueline Chalaça, do Estrela. Ela fez uma parede de troncos de coqueiro em frente ao bar para amenizar os efeitos das ondas. “Sei que é um paliativo”, concluiu.

Além de terem sofrido com a falta de energia e o abastecimento d’água potável, os empresários viram o mar engolir o acesso ao pontal.

A estrada que leva ao pontal, seja para passeios ou carga e descarga de mercadorias, é improvisada por terrenos particulares.

No Cabo, a paisagem de destruição de Enseada dos Corais assusta. O mar derrubou muros – alguns com mais de dois metros de altura – e cercas, destruiu jardins e ameaça fazer o mesmo com piscinas e terraços.

“Estamos vivendo a pior das situações”, resumiu o comerciante Luciano Silva da Costa, que há uma década morada em Enseada dos Corais.

Duas praias adiante, no sentido Norte do Cabo de Santo Agostinho, as ondas derrubam as encostas e o coqueiral da Praia do Paiva. Há caules de coqueiros ainda fixados na faixa de areia. Sinal de quedas recentes.
 
Fonte: Blog Meio Ambiente - DP

Comentários

Mais visitados