Icapuí: O avanço do mar e a omissão dos governantes fizeram desaparecer a escola Almerinda Barreto (CE)

Estado da Escola Almerinda Barreto. Foto: Ivan Souza
Foi com muita tristeza que vi o prédio da antiga escola Almerinda Barreto, na localidade de Barreiras da Sereia chegar à condição de ruína (como pode ser visto na imagem), trabalhei nesta escola durante cinco anos consecutivos na década de 90, lecionando na 4ª série do primário. Foi lá onde aprimorei as primeiras experiências do trabalho coletivo, juntamente com os demais funcionários da época (professoras e professores, coordenadores, secretários, serviços gerais, etc.)

A escola tinha uma enorme serventia para a comunidade, além das atividades escolares para as crianças e adolescentes e até mesmo para seus próprios pais. Era neste local onde ocorriam as reuniões mensais e extraordinárias da Associação dos Moradores de Barreiras (AMBAR); Os cursos para obter a carteira de pecador pela Marinha; Local de votação nas eleições nos diversos níveis (municipal, estadual, federal e plebiscitária). A escola Almerinda Barreto sempre foi um espaço de grande importância para a comunidade local, pelo menos até o final do ano de 2004. Com a implantação do processo de nucleação das escolas no município de Icapuí em 2005, infelizmente, a partir dai a referida escola foi desativada e abandonada pela Prefeitura de Icapuí.

A partir de então, o prédio não recebeu nenhum tipo de melhoramento na sua estrutura física, ou ainda qualquer tipo de proteção em seu entorno, visando o avanço do mar. Ficou totalmente desprovido da açõa do poder público local. Para não dizer que o prédio ficou sem nenhuma serventia para a comunidade nos 8 anos, a penas três famílias da região tiraram proveito daquela estrutura, na condição de moradores em determinado período.

Para finalizar, não podia deixar dizer que o abandono e consequentemente o fim daquele estabelecimento escolar (ainda que desativado para atividade escolar), foi uma tremenda falta de atitude (omissão) por parte de quem ficou a frente do governo municipal nesse intervalo de tempo de 2005 a 2013. Acho que assim como eu, outras pessoas também ficaram tristes e indignadas com a queda da nossa escola ALMERINDA BARRETO.
 
Por Ivan Souza
Fonte: Icapuí na Linha

Comentários