União decreta estado de emergência em Pirambu

Avanço do mar provoca efeitos devastadores na orla do município.

O município de Pirambu teve Estado de Emergência reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional na última quarta-feira, 20. A medida se aplica à área da orla, devido, especificamente, ao avanço do mar. O município decretou Estado de Emergência ainda no início do ano, quando fez a colocação de pedras para conter provisoriamente a força das águas, que vinha provocando efeitos devastadores na faixa de praia de Pirambu e ameaçando casas e bares da região.
 
Foto: Jorge Henrique/ Equipe JC | Ministério da Integração Nacional reconheceu estado de emergência por causa dos efeitos do avanço do mar
A mudança de local da foz do Rio Japaratuba é um exemplo de ocorrência natural que se inter-relaciona com o fenômeno do avanço do mar. As várias barragens construídas no curso do rio Japaratuba provocaram a redução da sua vazão e, isso unificado ao avanço do mar, ocasionou o assoreamento da boca da barra. Ainda raso, o novo estuário do rio [que se deslocou para pouco mais ao norte do anterior] impede que mais de 80 barcos pesqueiros passem pelo estuário para utilizar o entreposto de pesca do município, que já foi considerado um dos maiores polos pesqueiros de Sergipe.

Segundo o secretário de Comunicação do município, Marcos Aurélio, o decreto do início do ano permitiu a construção da barreira de pedras e, agora, com o reconhecimento do Ministério da Integração Nacional, será possível adotar medidas que solucionem o problema de forma permanente. “Ao reconhecer o Estado de Emergência daquela área, o Ministério se compromete a liberar recursos para que contratemos uma empresa para elaborar um projeto de engenharia que resolva, de uma vez, a questão do avanço do mar em Pirambu. Uma vez pronto, esse projeto será apresentado ao Ministério, e ele liberará os recursos para a execução da obra”, explicou o secretário.

Essa medida integra o plano de trabalho que será constituído em parceria com entidades como UFS, Adema e Defesa Civil. De acordo com Marcos Aurélio, ainda não se sabe qual será essa solução permanente, porque quem vai determinar a solução técnica adequada é a empresa. “O município tem algumas sugestões, como por exemplo, a construção de um muro de contenção, mas quem vai definir a melhor medida é a empresa, através dos seus técnicos especialistas”, considerou Marcos Aurélio. Para ele, com a decretação de Emergência e a liberação dos recursos - que deve ocorrer de imediato -, a contratação da empresa também acontecerá com brevidade.

O reconhecimento do Estado de Emergência aconteceu durante a audiência que, por solicitação do deputado federal André Moura, ocorreu quarta-feira no Ministério da Integração Nacional. Além dele, participaram o prefeito de Pirambu, Élio Martins, e o senador Eduardo Amorim - que fizeram o encaminhamento direto ao ministro Fernando Bezerra e ao secretário nacional interino da Defesa Civil, Rafael Schadeck. De acordo com a assessoria parlamentar de André Moura, ao ouvir os relatos dos parlamentares sergipanos e do prefeito, os gestores avalizaram o pedido de Estado de Emergência de Pirambu, deixando claro que as ações de cunho natural não esperam, e a população não pode sofrer com os trâmites burocráticos do Estado.

Fonte: http://www.jornaldacidade.net 

Comentários

Mais visitados