Prefeito de Jaboatão autoriza nesta quarta obras contra avanço do mar (PE)

Obra consiste em recuperar 900 mil metros de areia da praia.
Investimentos em educação e mobilidade também estão previstos.


Elias Gomes (PSDB) foi reeleito prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. Ele deu o pontapé inicial de 2013 tomando providências com relação às obras de contenção do avanço do mar. "Hoje estarei assinando a ordem de serviço. Não farei solenidade, mas as obras serão iniciadas nos próximos dias e teremos a praia devolvida à população de Jaboatão", disse o prefeito em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quarta-feira (16).

Segundo Elias, as obras consistem em uma movimentação de areia. Cerca de 900 mil metros cúbicos de areia serão transportados de uma jazida para recuperar a areia que foi levada pelo mar e pelo tempo. Posteriormente, será construído um parque linear, que vai seguir do Hospital da Aeronáutica até Barra de Jangada.

Jaboatão dos Guararapes tem mais de 650 mil habitantes e é vizinha da capital pernambucana. O prefeito afirmou que sua primeira gestão foi para elaborar projetos estruturadores da cidade e reequilibrar as finanças do município. Agora, os próximos quatro anos serão com um tipo diferente de administração. "Vamos avançar e consolidar políticas públicas estruturadoras para o desenvolvimento da cidade", afirma o prefeito.

Entre as prioridades do prefeito está também o investimento na educação. De acordo com ele, serão construídas seis novas escolas até o mês de março. "Vamos iniciar o ano com novas escolas. Alem das seis construídas, outras quarenta serão reformadas", explica. Ainda de acordo com Elias Gomes, a educação já vem avançando. "Tínhamos um dos piores IDEBs (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Pernambuco. Hoje nosso índice é maior até que o da capital, Recife", disse.

No quesito mobilidade, o prefeito discorda dos planos de ação que priorizem o ir e vir dos carros particulares. "A prioridade será o pedestre. Faremos a recuperação das calçadas e depois vias para ciclistas. Em quarto e último lugar é que ficam os carros", diz o prefeito, afirmando ainda que o transporte público vem em terceiro.

Durante a entrevista, o prefeito explicou ainda a situação de quem mora nas encostas e zonas alagadiças. A prefeitura reservou um orçamento alto para a segurança destas famílias. "Estamos investindo 40 minhões em obras de contenção de barreiras nas cidades e 60 milhões em dois canais para tratar dos alagamentos", diz.

Carnaval reduzido

De todos estes planos, Elias Gomes alerta para um deles que pode deixar a população um pouco triste em fevereiro. "Este é um ano com muitas dificuldades. Queda de receita, necessidades de obras reestruturadoras, seca em todo o Nordeste e Pernambuco... Não vamos fazer investimentos no carnaval com palanques oficiais", afirma o prefeito. De acordo com ele, o orçamento destinado à festa será revertido. "Vamos focar na recuperação e conclusão do cineteatro Samuel Campelo", explica. Os blocos e troças carnavalescas, no entanto, terão o apoio e incentivo do prefeito.
 
Fonte: G1

Comentários